plena e activa!

Polémica em Itália: IA ‘despe’ celebridades em site para adultos

Jornalista apresentou queixa no Ministério Público e afirma que “esta não é apenas a minha história, mas o prelúdio de um perigo que afeta a todos”.

Um fórum italiano está a gerar controvérsia por usar a Inteligência Artificial para colocar imagens de famosos despidas na sua plataforma.

O caso está a ser denunciado por personalidades como Francesca Barra, jornalista que acaba de apresentar uma queixa contra a plataforma SocialMedia Girls, conta o Corriere della Sierra.

A mulher explica nas suas redes sociais que foram usadas imagens que transmitem a ideia de que esta terá pousado nua nos bastidores do estúdio onde trabalha.

“Esta não é apenas a minha história, mas o prelúdio de um perigo que afeta a todos. Nenhuma mulher, nenhuma rapariga deveria ter que enfrentar um corpo inventado e se sentir magoada duas vezes: à imagem e impunidade”, escreve a mulher, referindo que o seu primeiro receio foi sobre a reação do seus filhos.

“Tenho pensado nos meus filhos e sentindo vergonha e medo do que eles poderiam ouvir ou ler se essas imagens acabassem nas mãos erradas”, completa.

O site existe há cerca de pelo menos 11  anos e contém uma categoria que se intitula ‘AI Undress Anybody’ (IA despe qualquer pessoa) e outra com ‘Celebridades Italianas Nuas’.

Nessa pasta, é possível encontrar imagens adulteradas de pessoas como Chiara Ferragni, Caterina Balivo, Angelina Mango ou Sofia Loren, refere o La Sicilia.

“Descobri ontem que há imagens minhas nua a circular num site de conteúdos para adultos, geradas com inteligência artificial. Não sou eu, mas alguém decidiu inventar essa mentira para chamar a atenção e levantar suspeitas sobre a minha conduta profissional”, escreveu Barra nas redes sociais

A profissional apresentou queixa ao Ministério Público, que informou que iniciará investigações sobre a natureza do conteúdo publicado. Francesca refere ainda que o problema maior desta situação não é o facto de aparecer nua, mas sim o facto de estas fotos não terem o seu consentimento.

Os meios italianos referem que a situação em causa levanta grandes questões sobre ética, privacidade e regulamentação da rede.

*Notícias ao Minuto

Polémica em Itália com vitímas famosas

Polémica em Itália: IA ‘despe’ celebridades em site para adultos Jornalista apresentou queixa no Ministério Público e afirma que “esta não é apenas a minha história, mas o prelúdio de um perigo que afeta a todos”. Um fórum italiano está a gerar controvérsia por usar a Inteligência Artificial para colocar imagens de famosos despidas na […]

Furacão Melissa ataca Jamaica com ventos de 280 km/h

Furacão Melissa pode afetar 1,5 milhões de pessoas na Jamaica Pelo menos 1,5 milhões de jamaicanos deverão ser afetados pelo furacão Melissa, que atingiu a Jamaica e já causou pelo menos sete mortes nas Caraíbas, alertou a Cruz Vermelha. Aorganização referiu que pelo menos 1,5 milhões de pessoas, entre os 2,8 milhões de habitantes da […]

Um sonho antigo quase no fim…

Há quase 3 anos iniciámos um sonho antigo, a remodelação e ampliação do nosso cantinho, tornar a vida dos que recolhemos e protegemos ainda melhor. Não vale a pena virem com a velha história de que todos têm que ter um lar, quem anda no terreno e todos os dias lida com estas situações sabe […]

Violência verbal e discurso xenófobo tornou-se normal

Não percebo como em poucos anos, um pouco por todo o lado, o discurso xenófobo, homofóbico e a violência verbal – muito usada nas redes sociais – está completamente normalizado. É isso e a guerra na Ucrânia. Parece que já todos se habituaram a insultos, maus tratos, gritaria na hora de comunicar e um rol […]

A Rússia ataca a Ucrânia todos os dias

Ativistas checos lançam campanha social para recordar às pessoas que a guerra na Ucrânia está cada vez mais sangrenta. Imagens realistas e fotos animadas apareceram nas ruas de Praga, mostrando como seria a capital checa em guerra. A campanha está ligada à recolha de fundos “Pomozte Ukrajině s Pamětí národa”, para ajuda humanitária e equipamentos […]

mais recentes

Out 20, 2025

Agora, foi o Louvre mas há um mês já roubaram outros…

Parece uma anedota. Mas é a verdade. Assaltaram um dos museus mais visitados da capital francesa com uma facilidade que só perderam 7 minutos. Os ladrões, há 4 suspeitos, encapuzados, entraram no edifício num elevador de carga e carregaram com eles uma fortuna em jóias históricas. Aconteceu num domingo, dia de descanso, entre 09h30 e as 09h40 locais (08h30 e 08h40 de Lisboa). Chegaram ao museu de ‘scooter’ e, aproveitaram obras no local, para usar um elevador de carga de forma a ter acesso direto à Galeria d’Apollon, onde estava a valiosa coleção de joias de Napoleão. Dois partira…

Set 1, 2025

“O que é isso da felicidade?”

Atrevo-me a dizer que a Felicidade é um estado de alma, pessoal e, portanto, único, não dominável, e logo, não prolongável nem transmissível, tal como é sentida pelo próprio, nem na sua intensidade nem na sua duração. E no entanto, de comum temos, todos nós, o objectvo de sermos felizes. Fruto de calcorrear mundo e conhecer gente, vestida exterior e interiormente de forma diferente, posso também dizer, que a Felicidade está directamente relacionada, em frequência e dimensão, com a a ambição de quem a tem ou pode ter, não com o seu peso ou com o motivo que a provoca. Diria que uma sing…

Set 1, 2025

“Por uma vez concordo com Marcelo”

Seja “activo soviético” ou “russo”, por uma vez concordo com Marcelo. Consta que está abeto um conflito diplomático. Que fúria sancionatória se abaterá sobre nós é questão que saberemos lá mais adiante. Uma coisa é certa: Trump odeia quem lhe belisquem o ego e retalia com raiva. Leio que Trump terá dito que lhe chamam “o Presidente da Europa”. Ensandeceu de vez!; mas que loucura é esta que toma a moleirinha?; como pode ele conceber tal ideia?; em que mundo, em que realidade paralela viverá?; estamos todos a viver num gigante manicómio à custa deste louco?; quando é que isto acaba?; p…

Set 1, 2025

“Fazer acontecer” é o meu projeto

Não é normal falar de política mas no que respeita às autárquicas já tenho e devo falar. É normal as pessoas ficarem ao lado de quem os ajuda nos seus projectos. Que lhes dê apoio para irem mais longe seja com dinheiro ou seja com palavras e atos. Somos todos humanos e se existiu um projeto político que nunca deixou os animais do concelho para trás, é esse que escolho porque eu sou dos animais e procuro pessoas que tenham a mesma visão que eu no que respeita ao bem estar animal. Nas próximas autárquicas mais uma vez vou estar ao lado da equipa que há muitos anos escolhi para apoiar… E …

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.