fbpx

É jurista, jornalista, assessor parlamentar em Bruxelas, entre outras atividades que exerce por paixão à leitura, à poesia e à arte. Nascido no Cercal do Alentejo há 60 anos, é lá que tantas vezes se recolhe para recuperar energias para voltar à carga nos seus deveres profissionais. Homem de sensibilidades quase irónicas sobre momentos, pontos de vista ou atualidades quotidianas, poeta nas horas vagas, Monteiro Cardita, vai dar-nos as suas impressões sobre a vida e tudo o que nos rodeia.

20 Set

Contra os moralistas marchar

Todos os moralistas são pessoas detestáveis, sem excepção. Apregoam públicas virtudes e praticam privados vícios. A moral dos moralistas é uma couve de caldo verde enrolada num chispe de porco com sabor a frango assado regada a mal( )vasia. A mora…
29 Jul

Ondas de calor

Preocupado com as sucessivas vagas de calor e com os recordes que se verificam nas temperaturas atmosférica e ao nível do solo. As galinhas e os porcos já começaram a fritar ao ar de acordo com as notícias que vão surgindo.  O verão nem vai a meio…
17 Jun

Onze de junho

Estive a 11 de junho ao Bois de la Cambre em Bruxelas a comemorar o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, entre a comunidade portuguesa residente na Bélgica que sempre se associa a este tipo festejos. Foi a oportun…
10 Jun

A capital europeia do lixo

Lixo, lixo, e mais lixo. Bruxelas é uma enorme lixeira a céu aberto. Por tipos de poluição diferenciam-se a atmosférica, a hídrica, a do solo, a térmica, a sonora, a luminosa, a radioativa e a visual. É sobre esta última que hoje me vou queixar. …
03 Jun

As correrias da Bia ou a aventura do início de carreira no estrangeiro

Percorre a Bélgica quase de uma ponta à outra, o país também não é enorme, para ensinar a nossa língua, a língua portuguesa aos filhos da comunidade emigrante para quem é importante que os respetivos descendentes também falem a língua de Camões, o…
27 Mai

Brindemos com vinho verde que é do nosso Portugal

Assim ao de leve, como quem não quer a coisa, o senhor Albano do Café Portugal em jeito de informação com convite no subtexto disse-me que iria haver uma degustação de vinho verde na sexta-feira passada no espaço contiguo ao restaurante, mais prop…
18 Mai

Vício vencido, a liberdade que volta

Faz por estes dias 2 anos que fumei o meu último cigarro. Arrependido estou de não fazerem 20 ou 40, para não dizer que o melhor mesmo teria sido nunca ter fumado. Mas, não vale a pena, nunca vale, chorar pelo leite derramado. Vale sim olhar em fr…
24 Mar

Quarenta e um

São cada vez maiores os dias. O equinócio de Primavera anuncia-se para breve. No florir das plantas, no chilreio dos pássaros e até nas vozes das pessoas que mudam do tom cinzento, agreste, para um outro suave, azulado e alaranjado do sol ao entar…
10 Fev

Comidinha boa é a nossa!

Estou longe de ser um chauvinista, mas não nosso deixar de considerar que não há melhor comida no mundo do que a inventada na nossa terra e feita pelas mãos das nossas avós, mães e tias, que guardam ancestrais segredos e truques de bem cozinhar em…
20 Jan

Não há pastelaria como a do Garcia!

Na nossa mui rica e variada doçaria sobressai o pastel de nata, que se afirma com o traço distintivo de ser uma invenção exclusivamente portuguesa. Mas, há sempre um mas na história, e o pastel de nata não nasceu de geração espontânea. É preciso r…
13 Jan

Saudades de casa

Sem as mercearias portuguesas no estrangeiro a vida dos emigrantes foi, era ou seria muito mais dura ou desagradável. O mais normal hoje em dia, para quem vive em Portugal, é fazer do supermercado o local privilegiado de abastecimento das compras …
15 Dez

Começou a nevar

É sempre com enorme alegria que se recebem as primeiras neves do ano, principalmente na cidade. Apesar de anunciada na cor plúmbea do céu, nas aplicações meteorológicas dos telefones inteligentes e nos noticiários da comunicação social, vê-la cair…
03 Dez

‘Streap tease’ de Outono

Cada um gosta do que gosta e poucos gostam do amarelo, quase ninguém gosta do outono e todos dizem destetar o inverno. Parece que a maior parte das pessoas prefere a primavera e verão. Nada a fazer. É isto e está bem pois é da natureza humana que …
11 Nov

Crónica dos dias tristes

Ao dia de todos os santos segue-se o de finados, aquele em que prestamos culto aos mortos e em particular aos nossos defuntos. Para mim, no entanto, esta quadra mais triste começa logo a 30 de outubro, dia em que faleceu o meu querido e saudoso p…
18 Out

Alvos em movimento

Em tempos de guerra como os atuais, é mais aguda a consciência dos perigos de se viver em cidades alvo, especialmente em capitais europeias como Paris, Berlim, Bruxelas, Roma ou Londres, o que constitui por si só uma experiência de trazer os cidad…
01 Out

O mais horrível espetáculo humano

A cada hora que passa aumenta mais e mais a sensação de que não tarda a III Guerra Mundial e estará mesmo para breve o seu início. Depois das ameaças sem fim, das iradas palavras carregadas de belicismo, num crescendo de vómitos guerreiros, o tom …

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.