Monteiro Cardita
 |  ,

“Inaugurada a época dos caracóis”

Há colheitas assim em anos aziagos. Quando é para correr mal tudo corre mal. Este 2025 ainda nem vai a meio e já é para esquecer.
(Sobre Benfica ter perdido a dobradinha)
*****
Primeiro dia da época.
Água fria para meu gosto.
Sol moderado e algum vento.
Inauguração a preceito tem de a ter.
Ignoro a razão por que se tornou icónica nas praias.
*****
É a hora da criação da Resistência Antifascista. Mas na clandestinidade.
Criarei uma página com esse propósito. De carácter privado para a qual só entrarão democratas convictos disponíveis para a luta à semelhança do que foram as resistências aos totalitarismos do segundo quartel do século passado.
A luta tem de começar já por que a liberdade e a democracia não só não são um dado adquirido para sempre como se encontram sob séria ameaça.
Os camisas pretas e castanhas não tardarão a avançar e a lançar as garras de fora como o fizeram em Itália ou na Alemanha. Conhecemos os métodos. Temos de ripostar desde já com as mesmas armas pois estamos a lidar com gente que não conhece limites, não respeita o império da lei, e só obedece à lei da força e à selvajaria.
Vamos a isto antes que seja demasiado tarde.
Com ideias, com iniciativas, com acções, com realizações, iremos surpreendê-los no seu terreno e limitá-los na sua expansão do ódio, do racismo, do xenofobia, do chauvinismo, a intolerância e da violência verbal e física.
Apesar de já não ir para novo, não posso ficar passivamente no sofá a assistir ao comentário político.
Por isso, vamos a isto! Vamos para a guerrilha.
*****
Nada como uma caminhada à beira rio para limpar as más energias, espairecer, deixar de lado tristezas, apanhar vitamina e até talvez namorar de mão dada.
*****
O meu mural de Facebook é um sítio higiénico. Apenas aceita democratas. Tudo o resto vai borda fora.
Ainda há pouco deitei um ao mar. Para se afogar e ser comido por um cardume de piranhas.
O outro ganhou, pois não, como poderia ser diferente se as televisões seguiram em directo o percurso do coitadinho até ao hospital, depois deste ter representado na perfeição a cena do episódio esofágico. A homem doente tudo se perdoa. E ninguém leva a mal que esconda os candidatos que apresentou. É hora de se escrutinar quem são e de que crimes estão acusados ou foram julgados, isto a fazer fé na última bancada em que um quinto dos seus membros estava a contas com a justiça.
Mas sim, as televisões são muito responsáveis pela actual situação devido ao tempo de antena que lhe concedem. Basta abrir a boca para dizer nhec nhec e logo o editor ou director manda pôr no ar por que vende, seja notícia ou não. Bizarro tudo isto.
Os fascistas sempre andaram por aí. Primeiro encapotados, escondidos, mascarados até que finalmente puderam revelar-se no seu esplendor violento, autoritário, mentiroso e ardiloso.
A solução passa por descobrir os instrumentos, os meios, as ferramentas, a retórica adequados para se dar combate a uma seita religiosa arvorada em partido político.
Rei morto, rei posto.
Avança José Luís Carneiro.
Nele deposito o meu voto para a liderança do PS. Quer surjam ou não mais candidatos, é nele que confio para a travessia da oposição em tempos da mais pura e difícil guerra.

Chocado.
É chegado o tempo dos chacais.
A hienas riem. À saída da missa.

*****

Inaugurada mais outra época. (A dos caracóis!)

Créditos Imagem:

DR

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.