fbpx
Quer transferir dados de usuários europeus para os EUA. Lei não permite.

Zuckerberg ameaça fechar Facebook e Instagram

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Mark Zuckerberg disse que se não puder transferir dados de usuários europeus para os EUA colocará em hipótese encerrar o Facebook e Instagram na Europa.

Tudo porque o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) proíbe as empresas de processar os dados de cidadãos europeus fora da UE.

Uma decisão do Tribunal de Justiça da UE (TJUE) anulou o regulamento ‘Privacy Shield

Mark Zuckerberg reconheceu que essa medida seria contrária aos seus próprios interesses e que “afetaria material e adversamente” seus negócios

A Meta, empresa que controla o Facebook e Instagram, ameaçou encerrar os serviços das redes sociais na União Europeia se no futuro os regulamentos da UE continuarem a impedi-la de transferir dados dos seus usuários europeus para os Estados Unidos.

A ameaça foi feita empresa americana num relatório apresentado à Comissão de Segurança e Câmbio dos Estados Unidos, no qual abordou os problemas enfrentados pelo seu negócio de publicidade a nível internacional.

No caso da União Europeia, em julho de 2020, uma decisão do Tribunal de Justiça da UE (TJUE) anulou o regulamento ‘Privacy Shield ’, que até agora regulava a transferência de dados de usuários entre países. Com isso, entrou em vigor o Regulamento Geral de Proteção de Dados Comunitários (RGPD), em vigor desde 2018 e que proíbe as empresas de processarem os dados de cidadãos europeus fora da UE.

“Se não pudermos transferir dados entre países e regiões em que operamos , ou se tivermos restrições ao compartilhamento de dados entre nossos produtos e serviços , isso poderá afetar nossa capacidade de fornecer nossos serviços, a maneira como fornecemos nossos serviços ou nossa capacidade de direcionar anúncios”, alerta a empresa Meta no relatório.

O dono do Facebook pediu nova estrutura de transferência de dados transatlântica

A empresa de Mark Zuckerberg quer chegar a um novo acordo com as instituições da comunidade neste ano de 2022 com a qual a transferência de dados entre ambas as partes será novamente legal. Caso contrário, ameaça fechar alguns de seus serviços mais populares.

“Se uma nova estrutura de transferência de dados transatlântica não for adotada e não pudermos continuar a depender de SCCs [cláusulas contratuais padrão] ou contar com outros meios alternativos de transferência de dados da Europa para os Estados Unidos, provavelmente não poderemos oferecer um os nossos produtos e serviços mais importantes, incluindo Facebook e Instagram, na Europa”, alertou Meta.

No entanto, a empresa reconheceu que esta medida seria contrária aos seus próprios interesses, e que “afetaria material e adversamente” seus negócios, sua situação financeira e seus resultados operacionais.

Créditos Imagem:

@reprodução Redes Sociais

Relacionados


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.