fbpx
Os ‘patudos’ retirados do ‘inferno’ ficaram alojados pelas casas dos ‘salvadores’

Voluntários e funcionários resgatam animais de EcoPark

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Voluntários juntaram-se a alguns funcionários do Feldeman EcoPark, na vila de Lesnoye, em Kharkiv, na Ucrânia, e aproveitaram a pausa nos bombardeamentos para se deslocarem ao zoo e salvarem o máximo de animais possível.

Tartarugas, duas chimpazés com filhotes, gibões de mão branca com um bebé, gansos, flamingos, entre outros estão agora a salvo nas casas de quem os tirou do local.

No dia anterior dois voluntários foram mortos – atingidos por um morteiro – quando regressavam a casa depois de terem ido alimentar os animais que têm sobrevivido às rajadas e explosões diárias, que assolam este parque natural nos arredores de Kharkiv.

As instalações foram atingidas e danificadas pelos combates violentos naquela zona e já tinham provocado a morte e fuga de alguns animais.

O diretor do Feldman EcoPar, Vitaly Ilchenko, colocou os milhares de seguidores a par da boa notícia.
“No meio de tanta coisa má a acontecer, hoje temos boas notícias”, escreveu.
“Os nossos funcionários e voluntários durante o intervalo entre bombardeamentos conseguiram entrar no Eco Park e tirar um grande grupo de animais de lá”, conta Ilchenko.
“Entre os animais que conseguimos tirar estão tartarugas aldabradas e esporadas, duas fêmeas chimpanzé com filhotes (Chita e Judi), uma família de gibões de mãos brancas com um bebé, um grupo de lêmures, cappuccinos, gibbons verdes, karakal, civetta, parte da coleção de aves rinocerontes, marabus, flamingos, corvos, íbis e gansos”, anunciou super feliz.
Os animais resgatados “agora estão em lugares mais seguros, alguns estão em casas de voluntários, outros na casa do fundador do Ecopark, o Alexander Feldman”, disse, adiantando:
“Estamos a planear tirá-los temporariamente da Ucrânia e já estamos empenhados a organizar a logística”.
O responsável agradeceu o apoio de todos, clientes, fãs e amigos do Eco Park que os têm ajudado a minimizar os resultados da guerra.
“Muito obrigado às pessoas que não tiveram medo de correr o risco para salvar os nossos animais de estimação. Estamos também profundamente gratos a todos os que nos ajudam a ultrapassar todos os enormes problemas que a guerra trouxe – às pessoas e organizações na Ucrânia e no estrangeiro que nos apoiaram com os seus esforços, bem como financeiramente, material e informalmente”, ressalva.
“O parque ecológico ainda precisa de ajuda – precisamos de alimentos, legumes, frutas, grãos, carne etc, transporte e pessoas que nos ajudem na evacuação de animais tal como de meios financeiros”, rematou.

Créditos Imagem:

@reprodução Redes Sociais/Facebook de Фельдман Экопарк

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.