” …tu e eu vivíamos em Lisboa, com quase nada, com quase tudo…”
É assim que Valentina Torres, a viver e a trabalhar na Irlanda há alguns anos, recorda o ex-marido Armando Gama, na sua rede social acompanhando esta frase com algumas fotografias dos dois.
No dia em que o corpo de Armando Gama foi levado das capelas funerárias da Basílica da Estrela, em Lisboa, onde se realizou o velório, para o cemitério de Trajouce, em Cascais, a ex-mulher de Armando Gama, Valentina Torres, esteve ao telefone com Júlia Pinheiro onde falou sobre a sua dor e a de seus filhos.
“Este final era esperado, sobretudo no último mês. O estado de saúde dele agravou-se. O cancro também já foi tardiamente. Os primeiros sintomas indicavam outros caminhos, mas depois foi confirmado que ele tinha cancro no pâncreas. É um cancro quase sempre fulminante”, disse e acrescentou: “Embora o Armando soubesse exatamente o que tinha, ele nunca acreditou que este seria o fim dele. (…) Os projetos dele continuavam a fervilhar na cabeça dele a todo o momento. Ele conseguiu fazer alguns mesmo já num estado muito debilitado”.
Valentina Torres falou em sofrimento nos últimos dias do músico. “Os últimos dias foram terríveis, mesmo, porque as dores eram muitas”, disse, revelando que os filhos eram muito próximos do pai: “Os meus filhos estão a sofrer muito e este é o meu maior sofrimento nesta altura. O tempo depois irá amenizar estar dor imensurável”, disse.
PAIXÃO FULMINANTE!
Armando Gama e Valentina Torres estiveram casados 26 anos! Ele e ela conheceram-se nos ensaios do Festival da Canção de 1983, que o cantor ganhou com ‘Esta Balada que te Dou’, mas a paixão só
aconteceu quando gravou o teledisco de promoção para a Eurovisão. Valentina Torres era uma elegante locutora de continuidade da RTP.
Foi uma paixão tão forte que ao fim de seis meses de namoro disseram o ‘sim’ na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, no dia 3 de setembro de 1983. Foram 26 anos juntos. Foram 2 filhos: Ana Carolina, que nasceu no dia 31 de janeiro de 1987, e António José, que veio ao mundo no dia 9 de fevereiro de 1991.
Ambos decidiram viver um para o outro e para a música, fizeram uma carreira a cantar em dueto e acabaram por colocar um ponto final no casamento em 2009. O fim do casamento não derivou de terceiras pessoas ou traições. “Houve fatores que nos empurraram para esta situação, mas esses são privados e vão continuar assim. A responsabilidade deste processo é minha, mas posso garantir que não teve nada a ver com uma terceira pessoa”, garantiu Valentina a uma revista na altura.
Armando Gama morreu segunda-feira, durante a madrugada, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa. Tinha 67 anos e estava internado devido a um cancro do pâncreas. Era uma incontornável figura da música portuguesa em várias épocas e estilos. Nasceu em Luanda, Angola, em 1954.
Nas redes sociais multiplicaram-se as reações à morte do artista, como a do humorista Herman José, que recordou o “impecável colega e gentilíssimo amigo”