A União Europeia “irá tornar o mais difícil possível” a invasão da Rússia
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, já reagiu à invasão e disse hoje que a União Europeia “irá tornar o mais difícil possível” a invasão “agressiva” da Rússia à Ucrânia.
Ursula referiu que conversou esta manhã com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e que este lhe pediu “o que for possível fazer para ajudar”.
Von der Leyen anunciou que a União Europeia irá avançar com “um pacote massivo de sanções” contra a Rússia.
“O presidente Putin escolheu trazer a guerra de volta para a Europa… A UE tornará isso o mais difícil possível e irá prosseguir com um pacote massivo de sanções”, declarou.
Outras reações
O Chanceler alemão já reagiu à invasão e disse que Putin está a colocar em causa a paz na Europa.
A invasão da Ucrânia pela Rússia colo em risco a vida de inúmeras pessoas inocentes” e “põe em causa a paz na Europa”, afirmou o chanceler alemão, Olaf Scholz.
“O mais sério ataque à paz na Europa nas últimas décadas”, diz Emmanuel Macron
O presidente francês, Emmanuel Macron, falou hoje ao país sobre a situação do conflito entre a Ucrânia e a Rússia e destacou que a invasão russa é uma “violação” das regras das Nações Unidas.
“Ao escolher a guerra Putin decidiu fazer o mais sério ataque à paz na Europa nas últimas décadas”, afirmou, destacando que este “é um ponto de viragem na Europa”. Macron revelou ainda que irá anunciar brevemente sanções contra a Rússia.
O secretário-geral da NATO saudou hoje a forte unidade da organização do Atlântico Norte e da União WEuropeia (UE) na resposta à agressão russa na Ucrânia, considerando que tal evidencia “o quão sozinha e isolada a Rússia está”.
Unidade da NATO e UE mostra o quão isolada a Rússia está, disse Jens Stoltenberg.
Avião militar ucraniano cai junto a Kiev.
Um avião militar ucraniano com 14 ocupantes a bordo foi abatido e despenhou-se, esta quinta-feira, perto de Kiev, a capital da Ucrânia.
Os serviços de emergência ucranianos falam em, pelo menos, cinco mortos.
Unidades militares russas entraram na região de Kiev, a partir da Bielorrússia, realizaram um ataque com mísseis Grad contra alvos militares, informaram hoje autoridades militares ucranianas, num comunicado.
Twitter bloqueou contas que mostravam atividade militar russa na Ucrânia
A invasão da Ucrânia pela Rússia fez com que vários utilizadores do Twitter partilhassem informações o estado das coisas e tomando também a iniciativa de combater a desinformação sobre a situação.
Todavia, estes utilizadores foram surpreendidos quando viram as suas contas suspensas.