30 Jun. 2025
De vez em quando lá me coloco a par do que se está a passar nas audiências do julgamento que envolve os músicos da banda Anjos – Nélson e Sérgio Rosado -, e a humorista Joana Marques.
Não sei quem tem razão, não sei quem a perdeu, não me importa se o Anjos ousaram re-inventar o hino Nacional ou se a Joana Marques fez uma piada com isso.
Na altura soube do vídeo mas confesso nunca tive paciência para o ir ver. Só que depois de tanto se voltar ao assunto ficquei curiosa e fui ver. Realmente, os músicos não desafinaram, um deles – o Nélson – cantou numa espécie de falsete que muitos não apreciaram e outros disseram logo que estava desafinado.
Bom, à primeira vista, também me chocou um pouco aquele ‘Gran Finale’ que estragou realmente o hino mas, pronto, gostos não se discutem e acho até que aquilo passou despercebido.
Mas vamos ao que interessa: O valor que os Anjkos pedem de indmnização (mais de 1 milhão de euros). Isto a mim chocou-me porque mesmo por morte de alguém num acidente nunca o valor foi tão surreal como a da banda. Pronto. Fizeram por ali umas contas de trabalhos perdidos, mas isso é algo que acontece a muito boa gente! Agora virem pedir 1 milhão de euros de indemnização a uma humorista cujo único ‘crime’, que nem é crime, foi ‘gozar’ com uma situação… Bom a mim parece-me que os Anjos perderam a cabeça.
Que juíz português iria dar uma sentença a uma humorista, que até é boa no que faz, de 1 milhão de euros??? O Nélson e o Sérgio devem ter sido ‘picados’ por alguma abelha quwe lhes disse. “Opá, metam mas é um processo à mulher!” – E eles, pensando que até poderiam ganhar algo com isto, decidem gastar o dinheiro dos contribuintes nesta novela que ainda vai no átrio.
Os Anjos garantem que a paródia de Joana Marques levou ao cancelamento de vários espetáculos, prejudicando a carreira de ambos e provocando prejuízos avultados para os músicos e a restante equipa que os acompanha. Além do alegado prejuízo financeiro, dizem ainda ter sofrido danos psicológicos e ameaças que se estenderam a toda a família.
Mas o mais ridículo para mim foi o cantor Sérgio Rosado dizer ao juiz que a situação o evou a ter uma crise de acne provocada pelo stress e que se refugiou no desporto “para não entrar uma depressão” e foi então que decidiu “fazer uma prova de triatlo”.
Ouvir estas palavras só me dá vontade de rir. Acne parece ter desde jovem pelo que sei da banda. E a tirada da prova de triatlo quase parece tudo uma ação de filme, daqueles cómicos.
Não sou fã da música dos Anjos mas respeito todos. Assim como respeito a Joana Marques pela inteligência e peculiaridade de ir buscar a pormenores quer a muitos passam despercebidos e a transformá-lo em algvo que nos faz rir.
SIM! Porque rir faz-nos bem. Cantar, também. Mas desta vez estou do lado da humorista pois não vejo nada com sentido neste julgamento. Nada. E até acho que os Anjos ao virem queixar-se do cancelamento de concertos agora vão ter de enfrentar muito pior pois esta novela degradante aos olhos de todos não fica bem a ninguém!
Na minha pequena opinião, é a que tenho, condenar o humor é condenar os humanos a uma vida triste. Temos de rir mais. Precisamos mesmo rir muito. Faz bem a tudo.