fbpx
Os soldados feridos de Mariupol estão a ser levados para um hospital controlado pelos separatistas

Ucranianos retirados do Azovstal em autocarros russos

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Quem está a adiantar a notícia é a imprensa russa, e também a Reuters. Já circulam vídeos e fotografias desta noite com autocarros e até um dos soldados feridos a ser retirado de ambulância.

Imagens já correm na internet.

Apesar de ainda não ter havido nenhuma informação concreta das autoridades ucranianas, tudo indica que as tropas ucranianas estão a deixar o Azovstal em autocarros russos.

O Comandante do Regimento Azov, Denys Prokopenko, disse hoje à noite, dia 16 de maio, que “os defensores de Mariupol cumpriram a ordem do alto comando militar e, apesar das dificuldades, conseguiram atrasar as forças inimigas durante 82 dias para permitir que as tropas ucranianas se reagrupassem”.

Poucas horas depois, testemunhas da imprensa russa e até a Reuters relataram que “cerca de uma dúzia de autocarros com tropas ucranianas” estavam a deixar o Azovstal. A direção dos autocarros também não foi especificada.

Na tarde de 16 de maio, o Ministério da Defesa russo disse que teria concordado que os militares ucranianos feridos e bloqueados em Azovstal fossem retirados por um corredor humanitário ao hospital de Novoazovsk, que está sob o controle do autoproclamado DPR.

No entanto, as autoridades ucranianas ainda não comentaram sobre esta situação.

Créditos Imagem:

@reprodução Redes Sociais/Twitter/AZ OSINT/Reuters

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.