Trump é a Personalidade do Ano da revista Time. O presidente eleito dos Estados Unidos foi o escolhido para Personalidade do Ano “por ter feito um regresso de proporções históricas”.
Donald Trump, foi escolhido para Personalidade do Ano da Time, anunciou, na quinta-feira, dia 12, a revista norte-americana.
“Há 97 anos que os editores da TIME escolhem a Personalidade do Ano: o indivíduo que, para o bem ou para o mal, mais contribuiu para moldar o mundo e as manchetes dos jornais nos últimos 12 meses. Em muitos anos, essa escolha é difícil. Em 2024, não foi”, escreveram.
A Time sublinhou que “desde que começou a candidatar-se à presidência em 2015, talvez nenhum indivíduo tenha desempenhado um papel mais importante na mudança do curso da política e da história do que Trump”.
Trump “chocou muitos ao ganhar a Casa Branca em 2026”, escrevem na revista lembrando que o então presidente “conduziu os EUA durante um mandato caótico”, que “terminou com a sua derrota nas eleições por sete milhões de votos” e provocou “o violento ataque ao Capitólio”.
Todavia, quatro anos depois, Donald Trump “despachou os seus rivais republicanos num tempo quase recorde” e, “durante semanas, fez campanha em grande parte a partir do tribunal de Nova Iorque, onde viria a ser condenado por 34 crimes”.
“Por ter feito um regresso de proporções históricas, por ter conduzido um realinhamento político único numa geração, por ter reformulado a presidência americana e alterado o papel da América no mundo, Donald Trump é a Pessoa do Ano de 2024 da TIME”, escrevem na pubicação.
Não é a primeira vez que Donald Trump faz capa nesta revista como Personalidade do Ano. Em 2016, ano em que foi eleito para a presidência dos Estados Unidos pela primeira vez, também fez capa. Nesta edição, ficaram esquecidos nomes como Kamala Harris, Kate Middleton, Elon Musk e Benjamin Netanyahu.
Donald Trump também esteve quinta feira na Bolsa de Valores de Nova Iorque para tocar simbolicamente o sino da Bolsa de Valores.
O magnata republicano foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos nas eleições presidenciais em 5 de novembro, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral, e tomará posse a 20 de janeiro de 2025.
Aos 78 anos, Trump é a pessoa mais velha a ser eleita para a Presidência dos Estados Unidos da América (EUA) e, quando tomar posse, será alguns meses mais velho do que o seu antecessor, o democrata Joe Biden, quando este tomou posse em 2020.
Em maio, o júri de um tribunal de Nova Iorque considerou Donald Trump culpado de todas as 34 acusações de um esquema para influenciar ilegalmente as eleições presidenciais de 2016 através do pagamento de dinheiro para silenciar uma atriz pornográfica que afirmava que os dois tinham tido relações sexuais.
Trump é também o único Presidente na história dos Estados Unidos a enfrentar um processo de impugnação duas vezes durante o seu mandato. Em ambos os casos, foi absolvido pelo Senado de todas as acusações.