fbpx
Jovem ia usar armas brancas e explodir botija de gaz

Travado ataque terrorista em Lisboa!

 |  Alexandra Ferreira  |  ,
O ataque era para ser concretizado sexta-feira, dia 11 mas ainda não são conhecidas as motivações do estudante do curso de engenharia informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi detido pela Polícia Judiciária e vai amanhã ser presente a primeiro interrogatório judicial.

Tem 18 anos, vivia na capital portuguesa e planeou ao pormenor um ataque terrorista à Universidade de Lisboa.

Quem deu o alerta às autoridades portuguesas foi o FBI, Gabinete Federal de Investigação dos EUA, que detetou conversas online em chats da dark-web onde o estudante de engenharia, se pronunciava sobre a intenção de cometer o atentado.

Ainda não são públicas as motivações do jovem.

O suspeito, natural de uma aldeia na zona da Batalha, “foi detido em flagrante delito”, de acordo com comunicado da Polícia Judiciária.

A notícia surgiu com o comunicado da Polícia Judiciária onde esclareciam que “através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), se procedeu à realização de uma operação tendente ao cumprimento de Mandados de Busca domiciliária, no âmbito de inquérito titulado pela Secção de Investigação do Crime Violento do DIAP de Lisboa”.

A PJ explicou que “a investigação foi desencadeada por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa. Face à gravidade das suspeitas, foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia hoje, às primeiras horas do dia, interromper a atividade criminosa em curso.”

O mesmo adianta: “Na sequência das buscas realizadas, seriam apreendidos vastos elementos de prova, que confirmariam as suspeitas iniciais. Para além de várias armas proibidas, seriam igualmente apreendidos outros artigos suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos, vasta documentação, isto para além um plano escrito com os detalhes da ação criminal a desencadear.”

Na nota lê-se também que “o arguido detido em flagrante delito pela posse das referidas armas encontra-se igualmente indiciado pela prática do crime de terrorismo” e “será amanhã presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para sujeição à medida de coação tida por adequada.”

Armas brancas e explosão de gaz

Mas quem é este rapaz de 18 anos estudante de engenharia informática?

Quem o conhece diz que é humilde, bom aluno, muito reservado e um jovem com dificuldades de se relacionar socialmente. Tem um irmão mais velho e, na aldeia de onde é oriundo, vivia com os pais. Em Lisboa, onde estudava, vivia num quarto de um apartamento arrendado na zona dos Olivais.

A casa era partilhada com outros jovens, que não teriam qualquer conhecimento das atividades e dos planos do colega que guardava as armas e todas as anotações no seu quarto.

Durante a busca domiciliária, a PJ obteve uma nota na qual estava tudo detalhado. “O plano já estava em marcha”.

O jovem tinha um diário com anotações de todos os pormenores sobre a forma como pretendia cometer os crimes – com recurso a armas brancas, catanas e através de uma explosão de gás, da botija que escondia em casa.

A Faculdade de Ciências estava atualmente em pausa letiva para a realização de exames e o início das aulas está agendado para dia 21 deste mês. Durante esta semana decorrem exames de segunda fase que juntam centenas de alunos.

Créditos Imagem:

Site da PJ

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.