A judoca portuguesa, Telma Monteiro, conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi, ao vencer na final de -57 kg a francesa Priscila Gneto, por ‘waza-ari’, a 55 segundos do final do combate.
Telma Monteiro, que efetuava a sua primeira grande prova após os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, de onde foi eliminada na segunda ronda, afirmou que queria terminar o ano com uma medalha, e em Abu Dhabi, conseguiu ouro depois de três combates.
A judoca do Benfica, de 35 anos, vai começar a sua preparação para os Jogos de Paris2024, e tentou a luta toda, ter a iniciativa no ‘tatami’.
Telma Monteiro venceu nos quartos de final a francesa Faiza Mokdar (48.ª) por ‘waza-ari’, e nas meias-finais a britânica Acelya Toprak (63.º), por ‘ippon’, antes de encontrar Gneto.
No combate final, frente a uma adversária de 30 anos, francesa, Telma Monteiro teve uma ‘luta’ equilibrada, pelo menos até ao último minuto e a um erro ‘primário’ de Priscila Gneto que tentou atirar Telma ao tapete e como não conseguiu virou-lhe as costas. Telma aproveitou agarrou a adversária e virou-a, o suficiente para pontuar e gerir – ainda recebeu dois castigos – até ao final.
Portugal sai de Abu Dhabi com duas medalhas, com a conquista de Telma Monteiro a fechar o primeiro dia de competição, já depois de Catarina Costa ter conquistado também hoje a medalha de bronze na categoria de -48 kg.