A judoca conquistou, a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus de Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por ‘Ippon’ (termo utilizado em competições de artes marciais japonesas, como karaté e judo, atribuída a um golpe perfeito).
Telma alcançou o seu sexto título europeu e chegou à 15.ª medalha em igual número de presenças em Europeus, tornando-se a primeira judoca a conquistar medalhas em 15 Europeus.
Aos 35 anos, Telma Monteiro continua a conquistar no mundo do judo a nível nacional e internacional. Depois de ter já garantido uma medalha, ao apurar-se para a final (num percurso com vários golden score), a judoca de Almada voltou a brilhar.
Feliz com a conquista disse: “É fantástico. É difícil encontrar palavras, foi duro, foi uma preparação muito dura. Magoei-me no ombro quando estava a preparar-me para o Europeu e para o apuramento olímpico. Tinha esta oportunidade de disputar o título em casa, foi extremamente difícil, mas quando acordei de manhã senti que ia fazer história”, revelou Telma, à RTP.