As equipas de resgate estão numa verdadeira luta contra o tempo, na remota vila de Shokak, província de Zabul, no Afeganistão, para resgatar de um poço de 25 metros Haidar de 9 anos, noticiou a AlJazeera.
Esta operação na vila de Shokak acontece a menos de duas semanas de uma outra tentativa semelhante de resgatar uma criança de 5 anos de um poço em Marrocos na qual o Mundo tinha os olhos postos. Essa operação de resgate terminou com Rayan, o menino, encontrado já sem vida.
Vídeos partilhados na rede social Twitter esta quinta-feira mostraram o menino, identificado como Haidar, preso no poço mas capaz de mover os braços e a parte superior do corpo.
“Estás bem meu filho?”, ouve-se no vídeo o pai questionar: “Fala comigo e não chores estamos a trabalhar para te tirar daí.”
Ouve-se o rapaz responder meio queixoso: “Ok, vou continuar a falar”.
O vídeo foi obtido pelas equipas de resgate que desceram uma câmara pelo poço estreito por uma corda.
As autoridades locais disseram que o menino apareceu preso cerca de 10 metros abaixo do poço de 25 metros.
“Está lá uma equipa com uma ambulância, oxigênio e outras coisas necessárias. O menino está bem e pede comida e água às vezes “, escreveu no Twitter Abdullah Azzam, secretário do vice-primeiro-ministro mulá Abdul Ghani Baradar no governo do Talibã.
As equipas de resgate estão a abrir um buraco de um ângulo na superfície para tentar chegar ao ponto onde o menino está preso.
É tipo uma engenharia semelhante à que os socorristas tentaram com Rayen, em Marrocos, no início de fevereiro, quando caiu num poço de 32 metros. Cinco dias depois conseguiram chegar ao menino que já estava morto.
A provação tomou conta do mundo e provocou uma onda de simpatia online, com a hashtag árabe no Twitter de #SaveRayan.