fbpx
Elena Osipova, de 77 anos, continua a levantar a voz “contra a guerra”

Sobrevivente do cerco a Leninegrado de volta às ‘manifs’

 |  Alexandra Ferreira  | 

Elena Osipova, a sobrevivente do cerco de São Petersburgo, detida pelo menos já uma vez por se manifestar contra a guerra, está de volta. A septuagenária é considerada pelos russos como a “consciência de São Petersburgo”.

Apesar da sua idade já ditar uma vida mais tranquila e sem grandes preocupações, Elena Osipova, de 77 anos, está imparável.

 

Uma das últimas sobreviventes do cerco dos soldados da Alemanha nazi à cidade de Leninegrado, atual São Petersburg, onde ainda reside e é artista plástica, Elena Osipova ganhou uma intolerância à guerra devido ao trauma pelo que passou durante a tentativa dos soldados alemães nazis de tomarem Leninegrado.

Foi um dos cercos mais longos e destrutivos da história das guerras. Durou cerca de 900 dias, de 8 Setembro de 1941 a 27 Janeiro de 1944.

A artista foi das primeiras a sair à rua e manifestar-se contra a guerra. Foi detida mas, aparentemente, já está de volta à luta “contra a guerra”.

Créditos Imagem:

@reprodução Redes Sociais/Twitter

Relacionados


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.