“Não estamos sós”. Scholz visitou Magdeburg e agradeceu solidariedade
Olaf Scholz visitou o local onde, na última sexta-feira, um homem conduziu um carro contra uma multidão, no mercado de Natal da cidade de Magdeburg, no leste da Alemanha.
“Recebi homenagens a nível internacional e, enquanto Alemanha, não estamos sós. A minha simpatia e solidariedade vão para todos os familiares das vítimas e para a cidade de Magdeburgo que está de luto”, afirmou, depois de visitar o mercado de Natal onde ocorreu o ataque.
Scholz qualificou ainda o ataque como um “ato terrível e insano”, num local tão pacífico e alegre como é um mercado de Natal. “Que ato terrível é ferir e matar tantas pessoas com tanta brutalidade”, lamentou.
Vestido de presto, Scholz faz-se acompanhar do primeiro-ministro da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, da ministra do Interior, Nancy Faeser, da ministra do Ambiente, Steffi Lemke, e do ministro dos Transportes, Volker Wissing.
Nesta visita, Reiner Haseloff confirmou que o número de vítimas mortais subiu para cinco. “Houve cinco vítimas mortais e mais de 200 feridos, muitos deles graves”, disse.
Recorde-se que o ataque aconteceu por volta das 19h00 locais (18h00 em Lisboa), de sexta-feira, e o suspeito, que seguia ao volante de um BMW preto e que avançou contra a multidão, foi detido no local, quando tentava fazer marcha-atrás. As autoridades já tinha indicado que, “à luz dos factos conhecidos, o suspeito é o único autor do crime”.