O empresário era dos mais reconhecidos em Portugal e acarinhado por todos os seus trabalhadores. O fundador do grupo Nabeiro – Delta Cafés morreu hoje aos 91 anos, vitima de doença respiratória, no hospital da Luz, em Lisboa.
A família já lançou em comunicado a morte do patriarca do grupo Delta.
“É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos.
O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais. Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade.
O Comendador Rui Nabeiro encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios.”
Os trabalhadores da DELTA Q, de quem era patrão, já manifestaram o seu pesar.
“É com profunda tristeza que partilhamos a notícia do falecimento de Rui Nabeiro. Para uns, Comendador, para outros, Sr. Rui, para todos nós uma pessoa verdadeiramente inspiradora, que fez da sua vida e paixão pelo café um exemplo para todos os portugueses. Único nas suas qualidades humanas e nos seus valores, deixa-nos um legado de generosidade, empatia e proximidade.”
Poucas pessoas ou empresários de sucesso serão tão queridas de um povo. Rui Nabeiro fazia parte desses ‘poucos’ que se tornaram um símbolo de Portugal devido às suas características para o negócio e a sua humanidade e simplicidade.
O “Comendador” ainda celebrou 91 anos mas infelizmente não chegará aos 92. Nasceu a 28 de março de 1931, na Vila Raiana de Campo Maior, no seio de uma família humilde que com muito sacrifício conseguiram ter os filhos na escola e Rui Nabeiro estudou até à 4ª classe do ensino primário.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro é hoje conhecido pelo seu império no negócio do café, tornando a sua marca, a Delta, conhecida em todo o país e além fronteiras, sendo que as exportações representam já mais de 30% do negócio do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, estando presente em mais de 35 mercados como Espanha, Brasil, França, Bélgica, Reino Unido, Angola, Suíça e Luxemburgo.
“A escola deu-me uma certa vivacidade e um certo querer pela vida.” – disse Nabeiro que nasceu no interior alentejano e numa época difícil. Humildade e superação eram as suas ferramentas para o dia a dia e a luta pelo sucesso. “Nasci, cresci e vivo para o comércio (…) Hoje tenho a certeza que foi a mercearia da minha mãe que ditou a minha vocação de empresário”.
Aos 13 anos juntou-se ao pai e ao tio no negócio do café. Quando completou 17 anos – após o falecimento do seu pai – assumiu a direção da empresa Torrefação Camelo, Lda. E foi desta pequena empresa, num espaço com cerca de 50 metros quadrados, que criou o império do café Delta.
Rui Nabeiro manteve sempre a mesma estratégia: “passos curtos, mas certos” e com alterações e evoluções na empresa, em meados do anos 60, nasce a marca Delta. “Os primeiros tempos foram difíceis” (…) “A falta de meios próprios para assegurar a cobertura do mercado exigiu muito trabalho, método, disciplina e grandes doses de sentido de oportunidade. Houve momentos decisivos. Momentos em que foi necessário manter a frieza e o sentido prático para garantir o crescimento da Delta”.
A atividade do grupo Delta hoje vai mais além do café e abrange áreas tão distintas como o azeite, o vinho, o turismo, o imobiliário, a indústria, serviços, comércio, hotelaria, distribuição, entre outras, como a produção de uma máquina de café própria, a “Mayor”.
De acordo com a família, “a data e o programa das cerimónias fúnebres serão oportunamente comunicados.”