fbpx
Pierre Aderna volta aos grandes espetáculos ao vivo

Rua das Pretas regressa aos Coliseus do Porto e de Lisboa

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Pierre Aderna volta aos grandes espetáculos ao vivo, com Rua das Pretas, o conceito-fenómeno que dinamiza e que assenta num grupo central de músicos aos quais se juntam, em cada atuação, extraordinários leques de músicos convidados, garantindo assim sempre concertos únicos e inesquecíveis.

Depois de longa digressão por dezenas de teatros portugueses o regresso do coletivo aos palcos acontece no Coliseu do Porto, já no dia 24 de maio, com a participação especial de Moacyr Luz (sendo por isso expectável que o alinhamento “espreite” temas do novo álbum).

1 de junho, Rua das Pretas volta ao Coliseu de Lisboa para mais um espetáculo recheado de convidados.

Para quem (ainda) não conhece a original proposta artística da Rua das Pretas, trata-se de invulgares concertos intimistas, onde público e artistas vivem as canções do inconsciente coletivo lusófono, com o repertório que vai desde músicas escritas por Pierre para António Zambujo e Seu Jorge a outras canções dos seus duetos com Tito Paris, Jorge Palma, Sara Tavares, Cuca Roseta, Gisela João, Rita Redshoes… passando por clássicos do fado e da bossa nova, como “Fado Chuchu“ (do repertório de Amália Rodrigues) ou “Saudades do Brasil em Portugal” (de Vinícius de Moraes) ou o arranjo único de João Gilberto para “A Casa Portuguesa”.

Álbum a dois

Moacyr Luz e Pierre Aderne estrearam a 26 de maio o novo álbum “Mapa dos Rios”, fruto de um trabalho artístico que uniu os dois lados do Atlântico!

O novo disco regista parcerias inéditas dos cariocas criadores dos movimentos mais importantes da música contemporânea do Rio de Janeiro e de Lisboa – Samba do Trabalhador e Rua das Pretas – compostas remotamente entre Copacabana e Alfama.

Para apresentar “Mapa dos Rios”, Moacyr Luz e Pierre farão um um espetáculo restrito e inédito no próprio dia 26, no terraço do Hotel Mundial, em Lisboa.

Sobre Moacyr Luz: É um dos maiores nomes do samba contemporâneo, criador do icônico Samba Do Trabalhador, parceiro de Aldir Blanc, gravado por grandes artistas da música brasileira como: Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Maria Bethânia, Martinho da vila, Fafá de Belém, além de ser o autor do samba enredo da mangueira de 2022, gravado recentemente em dueto com Chico Buarque.

Sobre Pierre Aderne: É fundador da Rua Das Pretas, que vem há 12 anos, em Lisboa, promovendo a aproximação e fusão da música brasileira com a música portuguesa e da África lusófona. Fez duetos e compôs para artistas como: Seu Jorge, António Zambujo, Tito Paris, Jorge Palma, Sara Tavares, Cuca Roseta, Gisela João, Flavio Venturini, Wagner Tiso, Melody Gardot, Madeleine Peyroux, Mário Laginha, Gisela João entre tantos outros.

 

Créditos Imagem:

DR

Relacionados


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.