Hoje vou falar de uma pratica que todos sabem que existe e pouco é feito para se acabar com ela: o roubo de animais para acampamentos onde são mal tratados.
Vou contar-vos a historia da Kiara, que é a historia de centenas de cães, infelizmente…
Há 3 anos recebi uma denúncia de 2 animais em muito más condições. Fui ver e o que encontrei foram dois animais no meio do mato em condições deploráveis. Um macho e uma femea. A menina era uma braco alemão de raça e tinha chip espanhol.
Contactei a dona e foi me dito que a Kiara tinha sido roubada há quatro anos ainda jovem (7 meses) com a mãe…
Esta é uma prática comum entre pessoas de etnia cigana que a praticam sem nenhum castigo pois não há Lei que os impeça. Lei há, mas na verdade, as autoridades muito pouco ou nada fazem quando se fala para irem verificar os acampamentos ciganos aqui no algarve.
Os cães roubados em espanha são trocados entre eles ( pessoas de etnia cigana ) com os cães roubados aqui em Portugal. Todos sabem que isto acontece, as autoridades estão ao corrente da situação mas todos têm medo de os confrontar. Não é fácil devido à agressividade dos mesmos.
Eu própria já quis fiscalizar um cão num acampamento cigano do qual recebi denúncia de que podia ter sido roubado e tive imensas dificuldades para o fazer.
As muitas Kiaras que existem por ai na posse destas pessoas poderiam ser evitadas com uma melhor fiscalização e com condenações exemplares de quem pratica estes crimes.
A kiara foi roubada á sua familia onde era uma cadela acarinhada, cuidada e feliz para viver nunca corrente de menos de um metro em condições deploráveis. Durante esse tempo contraiu leshmaniose e como era de esperar nunca foi tratada e chegou a um estado critico da doença.
Os acampamentos são sitios sinalizados e de onde provêm um dos grandes problemas do próprio abandono no nosso pais e o propagar de doenças infeto contagiosas.
Quem entrar num acampamento cigano com o foco de animais sai de lá com o coração partido, as condições em que vivem centenas de animais e muitos deles cahorrinhos é desumana!
Poderão até dizer: também eles vivem assim. Mas essa é uma escolha deles, os animais não escolheram e são obrigados por eles a viver assim.
Dou o exemplo da esgana que durante alguns anos esteve quase irradicada e que nos últimos anos tem vindo a propagar-se novamente e todos sabem que o foco é precisamente nos acampamentos que está – é raro o animal que lá vive ser saudável – todos sabem mas ninguém faz nada a não ser meia dúzia de pessoas.
É desgastante e leva á exaustão a quem tenta ajudar estes animais que se multiplicam diariamente …
infelizmente as associações que tentam minimizar o sofrimento dos animais são as mais fiscalizadas, fossem certos grupos fiscalizados como nós associações e penso que quase não existiria abandono no nosso país!
Já se fizeram várias petições por uma maior fiscalização de animais em acampamentos ciganos. Maqs, na verdade, nada foi feito. Nada é feito. E todos sabem deste enorme problema que se agrava por toda a raia portuguesa.
As pessoas têm medo de falar com receio que lhes apontem o dedo como racistas. Não é racismo. É tão somente pedir a quem de direito faça cumprir a Lei que deve ser igual para todos.
Todos sabemos que os acampamentos da etnia cigana não são conhecidos pelos bons tratos aos seus animais e aos que nem são seus mas sim roubados. É nesses acampamentos quando se fazem rusgas que se encontram enormes percentagens de cães de raça roubados aos donos!
Sabemos que nos acampamentos existem animais como cabras e galinhas que ninguém sabe de onde vêem mas compradas não são! A proveniência desses mesmos animais ninguém sabe… Quem nunca viu cavalos deixados à torreira do sol sem áfua, sem nada, pele e osso perto de acampamentos ciganos? Todos veem. Mas ninguém faz nada.
Estas comunidades possuem também equinos, cujo se tem provas de maus tratos constantes, muitos deles, nas vias públicas. Roubam cães de raça para a procriação, a criação de cães de forma errada, a até os treinam para serem agressivos e assim os usarem como ameaça a alguém ou mero estatatuto social.
Castrar animais? Mentira. Recusam-se. Tratar deles? Nem pensar ficará a sofrer até a morte chegar.
Na verdade, se houvesse fiscalização nada destas práticas erradas e criminais existiriam atualmente. Há muitas queixas na polícia mas não chegam a lado nenhum.
O que se pede às câmaras e à policia é que façam cumprir as leis do nosso país. E a lei é igual para todos, seja ciganos, sejam nacionais. Se não apresentam estruturas para terem animais então não os têm. Se fôsse uma associação a nãio estar em condições numa fiscalização a lei seria aplicada. Sendo assim, apliquem a mesma lei nos acampamentos ciganos!
Conforme a legislação da Constituição Portuguesa, não é permitido a proibição de ninguém de se ter animais. Mas a lei condena os maus tratos. A lei condena os roubos. A lei condena a violência e a luta de cães.
Portanto, o que se exige da Lei é uma maior fiscalização bem como o cumprimento da mesma, que é igual para todos.
Créditos Imagem:
© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.