fbpx
Monteiro Cardita
 |  ,

Rotinas de corrupio

Além dos dias pequenos e cinzentos, da chuva, do frio, da neve, Bruxelas sofre de muitos outros constrangimentos, apesar de ser uma cidade até bonita e com alguns encantos, para além da Grand Place, quando há sol e tem o céu pintado de azul, mas mascarado sempre pela omnipresente poluição.

A circunstância de na cidade estarem sedeadas boa parte das instituições europeias, com seja a Comissão Europeia, o Conselho Europeu, o Parlamento Europeu, o Serviço Europeu de Ação Externa, o Comité das Regiões, o Comité Económico e Social Europeu e, como cereja no topo do bolo, também a NATO, determina que em dias de reuniões cimeiras a cidade fique virada de avesso tanto para a circulação automóvel como a pedonal. O que até já é também uma rotina.

Na semana passada, de uma assentada, reuniram-se em Bruxelas o Conselho Europeu, que teve o Presidente dos Estados Unidos da América, John Biden como convidado, os líderes do G7 e os dirigentes da Aliança Atlântica, originando que vários perímetros da cidade ficassem simplesmente fechados, só se podendo circular com acreditação especial.

Aliás, sempre que há Conselho Europeu a envolvente ao quarteirão europeu fica imediatamente proibida, mas quando um Presidente americano visita a capital do reino da Bélgica, o nível de segurança atinge proporções estratosféricas no enfiamento da rua da embaixada dos EUA até ao quarteirão do Conselho Europeu ou à zona da sede da NATO, com um dispositivo que pode chegar ao cúmulo de a cada dez metros haver um polícia a garantir a segurança do espaço. Já o espaço aéreo é constantemente varrido por helicópteros e o inconfundível som das suas pás a disseminarem mais poluição sonora.

Depois, é preciso ainda contar com a cadência das comitivas, que obrigam os transeuntes a esperarem largos minutos até obterem permissão para atravessarem as ruas Belliard ou La Loi, as quais são sempre as mais castigadas nestas ocasiões.

Cidade alvo, a capital política da Europa é nesses dias de cimeiras um local ainda mais stressante rodopiando sem cessar num continuo movimento de personagens do cocuruto mundial.

Créditos Imagem:

@Unsplash

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.