O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já respondeu ao comentário advertindo que não cabe ao presidente dos EUA, Joe Biden, decidir quem deve estar no poder na Rússia.“Isso não cabe a Biden decidir. O presidente da Rússia é eleito pelos russos”, disse Peskov.
O presidente americano esteve na polónia e, pela primeira vez, encontrou-se com os ministros ucranianos das Relações Exteriores e da Defesa.
Quando visitava e convivia de perto com refugiados ucranianos, Joe Biden considerou o presidente russo Vladimir Putin de “carniceiro”.
Durante a visita aos refugiados em Varsóvia, na Polónia, Biden foi questionado pelos jornalistas sobre o que pensava de Putin ao ver tantos refugiados ucranianos no Stadion Narodowy.
Sem hesitar Biden respondeu: “É um carniceiro.”
Preocupado com a situação da crise dos refugiados na Europa, quando milhões tiveram de fugir das suas casas na Ucrânia, Joe Biden reuniu-se ao chef José Andrés e outros voluntários em Varsóvia num local de distribuição de alimentos para a Andrés’ World Center Kitchen, a organização sem fins lucrativos dedicada a fornecer refeições após desastres.
Ao avançar por entre a multidão Biden emocionou-se com as crianças e ia balbuciando como eles “eram corajosos” entre algumas selfies e lamentos por parte de mães e mulheres refugiadas ucranianas, lá ia perguntando de que forma podia ajudar ou dava uma palavra mais animadora.
Mais de 3,5 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia, de acordo com dados da agência de refugiados das Nações Unidas divulgados na terça-feira. A grande maioria desses refugiados fugiu para os vizinhos ocidentais da Ucrânia em toda a Europa.
A Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia a oeste, registrou mais de 2 milhões de refugiados ucranianos que entraram no país, embora nem todos os refugiados permaneçam por lá.
Durante a breve sessão de perguntas e respostas, Biden contou que já esteve em lugares como este na sua vida, mas que se surpreende sempre com “a profundidade e a força do espírito humano”.
Joe Biden não resistiu a levantar ao colo uma das crianças que tal como as mães estavam em verdadeira euforia com a visita do presidente americano.
A encerrar a viagem à Europa, Biden declarou que a Rússia sofreu um “fracasso estratégico” na Ucrânia e disse aos russos comuns que “não eram os inimigos”, instando-os a culpar Putin pelas pesadas sanções impostas pelo Ocidente.
Mais tarde, em Varsóvia, Biden declarou que Putin não devia continuar a governar a Rússia.
“Por amor de Deus, este homem não pode permanecer no poder”, disse em frente ao Castelo Real, local que foi danificado durante a Segunda Guerra e atualmente é visto como um dos marcos da capital polonesa.
No discurso classificado como importante pela Casa Branca, Biden também advertiu Putin, que terá consequências se as suas tropas entrarem em território da União Europeia.
“Nem pense mover-se um centímetro dentro do território da Otan”, rematou.