Helen, Lily, Manfred, Arek, Anita, Rachel and Zigi que têm agora cerca de 90 anos e vivem em Inglaterra são os sobreviventes do holocausto que foram homenageados e têm os seus retratos em exposição na Queen’s Gallery, em Londres.
O príncipe Carlos encontrou-se ontem com os sete sobreviventes do Holocausto – um momento que antecedeu o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala esta quinta-feira, 27 de janeiro.
Esta exibição especial foi encomendada por Sua Alteza Real o Príncipe de Gales para homenagear as histórias de sete notáveis sobreviventes do Holocausto, cada um dos quais nos últimos anos foi homenageado por serviços de conscientização e educação sobre o Holocausto.
O Príncipe de Gales, que é patrono do National Holocaust Memorial Day Trust, encomendou a sete artistas de renome para pintar os retratos como um memorial vivo aos seis milhões de homens, mulheres e crianças inocentes que perderam a vida no Holocausto e cujas histórias jamais serão reveladas.
Os retratos profundamente comoventes, que se tornarão parte da Royal Collection, são um testemunho poderoso da extraordinária resiliência e coragem daqueles que sobreviveram.
Os sobreviventes e os artistas são Helen Aronson pintado por Paul Benney; Lily Ebert pintado por Ishbel Myerscough; Manfred Goldberg pintado por Clara Drummond; Arek Hersh pintado por Massimiliano Pironti; Anita Lasker-Wallfisch pintado por Peter Kuhfeld; Rachel Levy pintado por Stuart Pearson Wright; Zigi Shipper pintado por Jenny Saville
O herdeiro do trono inglês também gravou um documentário para a BBC “Sete Retratos: Sobrevivendo ao Holocausto” onde dá a conhecer estes sete sobreviventes e os sete artistas que os pintaram. ‘Survivors: Portraits of the Holocaust’ vai partilhar as incríveis histórias de Helen, Lily, Manfred, Arek, Anita, Rachel e Zigi, que sobreviveram ao holocausto ainda crianças.
O herdeiro ao trono britânico marcou presença na Queen’s Gallery, em Londres, onde estão em exibição os retratos dos sobreviventes do extermínio. Também os autores dos retratos estiveram presentes.
O filho da rainha Isabel II foi ao evento acompanhado pela mulher, Camilla, duquesa da Cornualha.