Sophie é o 1.º membro da realeza a visitar a Ucrânia desde a invasão russa
A mulher do príncipe Eduardo esteve na cidade de Bucha, onde centenas de civis foram mortos pelas tropas russas em março de 2022.
A duquesa de Edimburgo é o primeiro membro da família real britânica a visitar a Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro de 2022.
A viagem de Sophie teve como objetivo “demonstrar solidariedade às mulheres, homens e crianças afetados pela guerra”, segundo referiu o Palácio de Buckingham em comunicado.
A duquesa, em representação da Coroa, visitou o local onde se encontra uma vala comum na cidade de Bucha, onde as vítimas do massacre da ocupação russa foram enterradas, tendo ainda depositado flores no monumento em memória daqueles que ali perderam a vida.
No âmbito da sua visita oficial, Sophie Helen visitou um dos centros Save Ukraine em Irpin, onde teve a oportunidade não só de conhecer o trabalho do espaço para crianças com deficiência e estar com elas mas também de ouvir histórias reais dos seus pais sobre como sobreviveram à ocupação e a todos os horrores da guerra que a acompanharam.
“Vou levar essas histórias para casa”, prometeu Sophie Helen que ainda se reuniu ainda com a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska.