São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde o celebram como Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
Mas porque raio se celebra um dos Dia dos Namorados?
O ato de comemorar o Dia dos Namorados remete à vida de um santo patrono da Igreja Católica conhecido como São Valentim, um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C. Naquela época, o Império Romano era governado pelo imperador Cláudio II (foi imperador de 268 a 270 d.C.).
Porque razão a 14 de fevereiro? Porque o bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. De forma a homenageá-lo a data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor.
O Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercália, que se realizava todos os anos no dia 14 de fevereiro.
O bispo São Valentim viveu durante Império Romano, no século 3 – tempo em que muitas guerras estavam a desenrolar-se.
Naquela época, o Imperador Cláudio II proibiu o casamento porque achava que soldados solteiros eram combatentes melhores. Mas Valentim realizou muitas uniões clandestinamente.
Fica a dica para quem celebra este dia.
Assistir ao pôr do sol com o amor da tua vida ou fazer um piquenique, uma massagem, ou um jantar romântico: velas, champanhe e uma sobremesa. Ou porque não, pequeno-almoço na cama, escrever um cartão, qualquer coisa bonita.
Atreve-te e faz algo romântico no Dia dos Namorados. Surpreende a tua cara metade.