fbpx
José Manuel Bolieiro pede calma e tranquilidade à população de São Jorge

População já está a ‘fugir’ da ilha de São Jorge

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

De acordo com o presidente do Governo dos Açores “já está tudo preparado” para retirada de pessoas de São Jorge.

José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores garantiu hoje que “está tudo preparado” para a evacuação de pessoas da ilha de São Jorge e também reforçou os voos para os que já têm intenções de sair da ilha que está a sofrer uma crise sismo vulcânica.

“Temos tudo preparado. O Serviço Regional de Proteção Civil, o CIVISA [Centro de Informação e Vigilância Sismo vulcânica]. Temos todas as forças preparadas”, disse aos jornalistas, no aeroporto de São Jorge, no início da visita oficial à ilha.

Também vai haver um reforço dos voos para São Jorge para permitir a saída da população.

“Estamos a reforçar os voos para quem queira e já há manifestações de intenções de saída da ilha de São Jorge. Estamos já a alocar os meios e está tudo preparado. Por isso uma palavra de tranquilização”, pediu o político do PSD.

O medo e receio pelas próprias vidas já provocou a debandada de alguma população para outras ilhas.

José Manuel Bolieiro disse compreender a “ansiedade” dos cidadãos e reiterou que “antes excessivo na prudência do que negligente na ação”.

“Esta ansiedade é natural e a saída é prudencial na medida em que os familiares [dos jorgenses] que não estão na ilha de São Jorge estão de braços abertos para receber e acolher. Por isso é até uma metodologia e um método muito bom”, disse.

Quanto à evolução da crise sismo vulcânica, Bolieiro está expetante de que “tudo pode acontecer”.

“Não podemos ter informação que nos possa ser afirmativa e perentória quanto ao que vai acontecer. Tudo pode acontecer, nada pode acontecer”, sublinhou.

Para os que ficam na ilha, o sinal de que devem fugir será dado pelos “sinos das igrejas” que vão tocar para evacuação na ilha de São Jorge em caso de erupção vulcânica.
Os habitantes já devem ter a mochila preparada. E não esquecer o seu animal doméstico.
Autarca das Velas apresentou plano, que inclui mensagens na rádio e o repicar dos sinos. Habitantes devem ter mochila pronta para sair de casa. Crise sísmica pode levar a erupção como a de La Palma.”

O município das Velas divulgou os “pontos de referência” (para as pessoas que precisam de transporte), os “pontos de receção” (os destinos finais) e os “caminhos de referência” a utilizar em caso de ordem para evacuação das freguesias de Manadas, Urzelina, Santo Amaro, Velas, Norte Grande e Rosais.

O município acrescentou que o “alerta de evacuação será transmitido através da rádio local, das redes sociais das entidades competentes e também através dos sinos das igrejas”.

Os planos de emergência municipais dos dois concelhos da ilha, Calheta e Velas, também já foram ativados.

Créditos Imagem:

@reprodução Redes Sociais

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.