fbpx
Adik foi entregue a Kadirov como troféu de guerra do Azovestal

Pitbull roubado pelos russos devolvido à dona ucraniana

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Adik, o pitt-bull oferecido a Kadirov como troféu depois de ser roubado à uma militar ucraniana que se rendeu no Azovestal, está de regresso aos braços da sua amada dona na Ucrânia. O cão conseguiu sobreviver na casa do líder ‘checheno’ desde a sua captura apesar dos problemas de saúde de que padecia.

No último dia do ano de 2022 houve uma troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia tendo sido libertados 132 homens e 8 mulheres, incluindo 22 oficiais e 118 sargentos e soldados. Durante a troca, também foi devolvido o pitt-bull chamado Adik, que foi roubado pelos russos a uma militar ucraniana que se rendeu em Mariupol.

Após a rendição dos soldados de Azovestal, em Mariupol, os ocupantes russos roubaram o cão de uma prisioneira de guerra que entretanto foi devolvida à Ucrânia numa troca de prisioneiros. A dona jurou que ia recuperar o seu cão e, pelos vistos, lutou até o conseguir ter de volta aos seus braços.

Na altura, em Maio, os propagandistas russos colocaram um vídeo em que apareciam a presentear Kadyrov com o pitt-bull roubado como se de um troféu se tratasse.

Adik pertence a uma militar que após ser libertada começou a lutar pelo regresso do seu animal.

No Instagram escreveu naquela ocasião.

“Adik é um membro de pleno direito da nossa família. Ele é um cão extremamente gentil e ativo que ama muito os verdadeiros donos. Adik sempre foi doido por sorvete, branco liso. Apesar da sua aparência ameaçadora, sempre foi muito caloroso connosco. Adik é alérgico, sempre fez uma dieta rigorosa, não pode comer certos produtos”, disseram os donos.

No dia 31 Dezembro de 2022 houve uma troca de prisioneiros  – 140 pessoas voltaram para casa – entre eles estão feridos, assim como os defensores de Mariupol, da Ilha Zmiiny, voluntários TRO de Slavutych e pais e filhos que estavam em cativeiro juntos, assim como soldados presos na zona de Bakhmut.

A sede Coordenadora para o Manuseio de Prisioneiros de Guerra informa que na véspera do Ano Novo conseguiu a libertação destes 140 Defensores e Defensores Ucranianos deu a notícia de que tinham conseguido trazer o cão da raça pitbull terrier de volta a casa na Ucrânia e, prometem, cada pessoa ou cada animal roubado regressará à sua terra.

Créditos Imagem:

Twitter

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.