fbpx
Esta atividade melhora os níveis de açúcar no sangue e é bom para os ossos

Pela sua saúde, caminhe!

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

O que torna a caminhada tão boa para a saúde e o que mais precisa acrescentar. 

Caminhar é bom para tudo. Médicos recomendam que adultos façam pelo menos 2 horas e meia de atividade física de intensidade moderada durante a semana. Isso ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, tensão alta, demência, depressão e muitos tipos de cancro.

Caminhar também melhora os níveis de açúcar no sangue, é bom para a saúde dos ossos e pode ajudar a perder peso e dormir melhor. 

Outra vantagem? É um exercício de baixo impacto que coloca menos pressão nas articulações, pois fortalece o coração e pulmões.

Apesar de todos os benefícios, no entanto, caminhar não é suficiente para a saúde e o bem-estar geral, porque não fornece treino de resistência que desenvolve força e resistência muscular. Isso é especialmente importante para a saúde óssea das mulheres à medida que envelhecem.

Especialistas recomendam adicionar essas atividades pelo menos duas vezes por semana — usando pesos, equipamentos de ginástica ou o próprio corpo como resistência — e fazer exercícios que melhorem a flexibilidade, como ioga ou alongamentos.

Existem metas de 10 mil passos por dia

Quem é apaixonado por caminhada sabe a história dos 10 mil passos diários, uma meta que remonta a uma campanha de marketing dos anos 1960 no Japão. Mas há especialistas que enfatizam ser apenas uma diretriz.

Uma pessoa normal caminha cerca de 3.000 a 4.000 passos por dia e não há problema em aumentar gradualmente para 10 mil.

A sugestão é dividir os 150 minutos recomendados por semana em 30 minutos por dia, ou 10 minutos três vezes ao dia, durante cinco dias. 

À medida que se tornam caminhantes experientes, podem acelerar o ritmo ou desafiar-se com colinas, mantendo o nível de atividade moderado.

Uma coisa é certa. Quando estiver a fazer o exercício de resistência muscular, se conseguir falar mas não cantar, é porque está a fazer um exercício de intensidade moderada.

Para se manter motivado a sair e andar

É fácil. Convide uns amigos para caminharem juntos ou saia mais vezes com o seu cão. Passear pelo campo, passear num bosque, andar e respirar ar puro e fresco.

Arranje novas formas de motivação, faça convites nas redes sociais aos amigos. Combine rotas diferentes para as suas caminhadas. Passe por locais desconhecidos. Faça descobertas dos locais e depois das caminhadas de grupo reuna-se para um brunch ou café.

Solidifique relações familiares caminhando e conversando ou desabafando. Faz pela saúde física e mental. Combine nem que seja uma caminhada uma vez por semana. Andar faz bem a tudo.

Créditos Imagem:

Phil Coffman/ Unsplash Free Photo

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.