Esta semana vou falar dos espaços que são construídos para animais e que continuam a ser uma fila de boxes sem espaço para que o animal se movimente.
Defendo que os refúgios para recolher animais deveriam ser sempre amplos, com um pátio grande onde possam brincar quando lhes apetecer e um alpendre coberto onde possam descansar também quando lhes apetecer!… Temos de pensar que pelo menos 60 a 70 % dos animais recolhidos nunca encontram um lar e, viverem um vida toda fechados numa box em cimento, não é ao certo o ideal.
Os animais ainda que façam um passeio de uma hora por dia (o que dificilmente acontece) sobram sempre 23 h em que estão fechados, geralmente as boxes são feitas em linha e todas seguidas, o que os faz correr horas sempre nos mesmo sentido e lhes causa um stress enorme. Para não falar que as correrias são feitas sempre a ladrar o que para eles que ouvem cerca de 10 vezes melhor que nós e num espaço fechado que aumenta o som, se torna insuportável …
Penso até que se gastaria muito menos em construções … e teriam com toda a certeza mais qualidade de vida, seriam mais felizes e menos stressados, o stress muitas vezes leva-os a tornarem-se agressivos o que também os poderá muitas vezes levar a perder a vida, seja em lutas entre eles ou até por alguma coisa de mal que venham a fazer.
Animais livres serão sempre mais felizes.
Com tantas propostas, com tantos a quererem provar que estão aqui pelos animais, depois na prática continuam a fazer prisões para recolherem os animais que não são criminosos nem mataram ninguém . Pior pois acham que espaços diferentes não são legais! São as tais ‘verdades’ absolutas que não interessam nem ao menino Jesus.
Pois na minha opinião e já lá vão muitos anos a lidar com animais abandonados, penso que o modelo a adotar é espaços grandes onde possam correr, onde tenham casota para se proteger, um telheiro para se resguardarem do sol e chuva e espaço para brincarem! Este será sempre o modelo a adotar quando se pensa num refúgio para animais e ninguém muda a minha forma de pensar.
Quem defende que os refúgios não são para se ficar muito tempo e que será um sítio de passagem ( também eu gostava que assim fosse ) não tem a mínima ideia do que é o abandono Animal e a realidade, não só aqui mas em todo o mundo…
Existem animais que nunca serão adotados e, por isso, penso que passará sempre por se construírem espaços onde os que ficam para sempre tenham uma vida digna e tranquila …as boxes stressam, angustiam e tornam violentos e infelizes os animais … ainda que existam sítios onde eles passeiam durante uma hora por dia. O tempo que ficam fechados nunca serão menos de vinte e tal horas.
O ideal é que se crie um equilíbrio em espaços onde eles brinquem quando lhes apetece uns com os outros e descansem tranquilos tudo normalmente sem o stress de saírem a correr das boxes como se tudo tiver que ser feito há pressa e terem que aproveitar o tempo de liberdade que está cronometrado ( penso que muitas vezes as lutas se dão precisamente pela pressa e euforia com que tem que fazer as coisas e não pela agressividade).
Tive a sorte e o privilégio de conseguir ter um espaço como sempre idealizei que fosse um refúgio de animais. Se me custou tê-lo? Nem fazem ideia porque nada cai do céu. Gostava que todos lutassem como eu para se fazerem mais refúgios como o meu pelo País.
Futuramente temos que lutar para que todos os refúgios sejam assim: em liberdade e pensando mais naqueles que nunca serão adotados pois só quem acredita que a maioria dos animais que chegam aos refúgios são adotados é porque não tem a mínima noção da realidade.