fbpx
MARISA TEIXEIRA
 |  ,

O perigo de tentar humanizar os animais

Por vezes a falta de conhecimento da raça dos cães que se levam para casa leva a tragédias como as que estamos sempre a ouvir falar. “Cão ataca criança” ou “cão morde vizinho” ou algo do género não é raro ouvir-se nas noticias.

Sei que muitas pessoas não vão concordar com o que vou dizer mas os animais são irracionais e isso leva-os a fazer as coisas por instinto e muitas vezes as erradas que eles não entendem como tal … Não dá para levar para casa cães grandes, de trabalho , que precisam usar os instintos e a vitalidade, gastar a energia que lhes é inerente e fechá-los dentro de casas …

Quando tentamos mudar-lhes a personalidade cometemos um erro. Muitas vezes as famílias com crianças têm cães grandes e confiam demasiado, sabendo que os animais não têm mãos e usam a boca para tudo, muitas vezes um pequeno gesto , um choro ou outra coisa num bebé basta para despertar no animal o instinto primeiro de proteção ao agarrar com a boca e depois com o choro despertar nele instintos que sabemos terem e as coisas normalmente correm mal.

Os animais são irracionais precisamente por isso por fazerem tudo por instinto ao contrario dos humanos que o fazem com maldade…

Concordo com o treino em cães de salvamento e rastreio pois é uma forma de tirar partido das faculdades extraordinárias que têm e se entrarem em sítios onde o Homem não consegue entrar para salvamentos. Porém, considero que é um erro os treinos de obediência pois são as famílias que têm de criar neles hábitos e ensiná-los com amor e carinho.

Eles aprendem e se não lhes criarmos confusões na cabeça é muito mais fácil …

Outra coisa que se faz para ter um animal em muitos casos é usar coleiras de choque ou cortar as cordas vocais nos cães para que não façam barulho e nos gatos arrancarem as unhas para não arranharem os móveis.

Isso é ir contra a natureza e para mim maus tratos , quando pensamos ter um animal temos que o acolher respeitando a sua personalidade e se não o pudermos ter não devemos modificá-los só por um capricho pessoal.

Muitas vezes o querer alterar a personalidade e o instinto que tem cada raça de cão acaba por ser prejudicial a eles próprios ao acabarem por pagar pela irresponsabilidade e vaidade humana …

Ultimamente têm sido imensos os casos de cães que matam crianças da família. E isso muitas vezes deve-se a irresponsabilidade dos adultos. Porque o animal é irracional.

Na minha opinião, deixem os animais serem, isso mesmo, animais…

 

Créditos Imagem:

Chewi – Unsplash Free Photos

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.