fbpx

O nascimento dos três linces ibéricos

 |  Segue.LM  |  ,

Nasceram três crias de lince-ibérico em Silves. São as primeiras de 2021.
O lince-ibérico, é considerado o felino mais ameaçado do mundo e o único considerado criticamente em perigo. Em 2002 havia apenas 94 animais, hoje existem quase 900 linces-ibéricos no mundo. Em Portugal, este ano nasceram três.
O Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI), em Silves tem mais três motivos para rejubilar, uma vez que no passado fim de semana, o centro viu nascer as três primeiras crias de lice-ibérico de 2021.
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Juromenha deu à luz, no mês de fevereiro, três crias.
As crias são fruto do acasalamento de Juromenha com o macho Juncabalejo, ambos com nove anos de idade.
Ainda de acordo com o Centro, “o parto decorreu de forma normal e Juromenha presta os cuidados adequados às suas novas crias”, adiantou o ICNF.
Este foi o terceiro parto de Juromenha, um dos dois primeiros linces-ibéricos criados artificialmente com êxito pelo CNRLI, sendo que teve cinco crias das suas duas gestações anteriores.

Em 2002 havia apenas 94 destes animais, sendo que a população tem vindo a aumentar sendo graças a projetos de proteção da espécie.
O lince-ibérico é uma espécie considerada em perigo de extinção desde 22 de junho de 2015, após ter sido classificada criticamente em perigo durante anos, pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).  Entre a década de 50 a 80, a perda de habitat e a dizimação do coelho-bravo  foram dois dos principais fatores de redução da população destes felinos. Desde essa altura a população de linces aumentou consideravelmente, sendo que alguns especialistas sugerem que em 2040 esta espécie possa estar fora de perigo de extinção, caso os esforços para a sua conservação se mantenham.

De acordo com o balanço mais recente referente a outubro de 2020, existem 894 linces-ibérico (Lynx pardinus). Em Portugal, estima-se que o número ultrapasse os 120 exemplares.

Em 2020 arrancou o quarto projeto LIFE dedicado ao lince-ibérico – o LynxConnect – projeto agrega 20 entidades ibéricas, sendo coordenado pela Junta de Andaluzia. Em Portugal participam o ICNF, a Infraestrutras de Portugal e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. LynxConnect pretende consolidar a população destes felinos no Vale do Guadiana, assim como reforçar a conetividade entre as subpopulações de Andaluzia, Castilla-La Mancha e da Extremadura espanholas. Outro dos seus grandes objetivos é descobrir novos territórios onde este felino possa ser introduzido com sucesso!

Veja o vídeo do nascimento das crias.

 

Relacionados


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.