fbpx
Líderes, sociedade civil, desportistas e até o Papa, já homenagiaram o REI da camisola 10

O Mundo está de luto por Pelé

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

A maior lenda do futebol esteve internado desde o passado dia 29 de novembro. Tinha 82 anos.

De seu nome verdadeiro Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, morreu, quinta-feira, aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo seu agente Joe Fraga à Associated Press.

A unidade hospitalar onde o antigo jogador estava internado confirmou que Pelé morreu “em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol”, pode ler-se na nota assinada pelos médicos.

Também a filha de Pelé publicou uma foto após morte: “Descanse em paz”.

REAÇÕES DE TODO O MUNDO

“Pelé foi um dos maiores do futebol. E como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, percebeu o poder que o desporto tinha para unir as pessoas. Os nossos pensamentos estão com a família e todos que o amavam e admiravam.” – (Barack Obama)

“Nós Lideres e Povos Indígenas do Brasil e de mais de 24 países Indígenas, celebramos a vida do Rei Pelé… Lançamos e ele fez o golo histórico: os Jogos dos Povos Indígenas e na sequência, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Obrigado Pelé. Sim, éramos amigos do Rei” -(Marcos Terena)

“Para um desporto que une o mundo como nenhum outro, a ascensão de Pelé de origens humildes a lenda do futebol é uma história do que é possível. Hoje, os pensamentos de Jill e eu estão com sua família e todos aqueles que o amavam.” (Joe Biden)

O Vaticano evocou a memória do ex-futebolista Pelé, que morreu na quinta-feira, lembrando momentos do brasileiro com os quatro últimos papas.

“Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé.” (Cristiano Ronaldo)

“Descansa en paz, @pele.” (Leo Messi)

“Assinalamos o falecimento do lendário Pelé, conhecido por muitos como o rei do “jogo bonito”. Esta imagem de uma galáxia espiral na constelação do Escultor mostra as cores do Brasil.” (Nasa)

UMA SAÚDE QUE SE FOI DETERIORANDO

O antigo futebolista encontrava-se internado desde o passado dia 29 de novembro, com vários problemas renais e cardíacos, quando se submeteu a uma reavaliação do tratamento ao cancro detetado em setembro de 2021, e ao tratamento de uma infeção respiratória, agravada pela covid-19, com antibióticos.

Pelé tinha cancro do colón e nos últimos dias a doença tinha progredido severamente.

Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar a sua evolução.

A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, na anca e nos joelhos, que reduziram a sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado ativo nas redes sociais.

UMA HISTÒRIA DENTRO DE 4 LINHAS

Pelé será sempre recordado pelo homem golo, uma ‘fera’ nas áreas rivais, capaz de aniquilar qualquer baliza num golpe de ‘killer’. Por 756 ocasiões, o brasileiro gritou golo e por 818 vezes subiu a um relvado.

Figura incontornável do Santos, onde esteve entre 1956 e 1974, por lá rubricou 642 remates certeiros em 663 encontros. Já na seleção canarinha, onde o antigo futebolista conquistou três Mundiais (1958, 1962 e 1970), contabilizou 77 tentos em 92 partidas. Representou ainda o New York Cosmos.

Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998, onde também deixou a sua marca.

Brasil despede-se de Pelé com luto oficial e velório aberto. O País ficará 3 dias de luto oficial pela morte de Pelé. O velório terá 24 horas de duração e a lenda será enterrada em frente à Vila Belmiro.

Pelé representa a bandeira de uma modalidade em todo o Mundo. Uma inspiração para muitos jovens e uma lenda da bola. Passou agora para o reino dos imortais.

Créditos Imagem:

Redes Sociais/Twitter e Instagram e Facebook

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.