fbpx
Aevin Dugas decidiu deixar de fazer alisamentos e aceitou o seu cabelo como um símbolo de orgulho e de amor próprio

O maior cabelo ‘afro’ do Mundo!

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Aevin Dugas, de 47 anos, é a mulher coroada pelo Guiness Book com o maior cabelo afro do mundo. Esta já é a terceira vez com este ‘record’ no currículo o que faz com que já se tenha acostumado com toda a gente que se surpreende com o seu cabelo grande.

Este é um recorde que começou há 24 anos, quando Dugas decidiu deixar de recorrer a alisamentos químicos e aceitou que o seu cabelo era um símbolo de orgulho e amor próprio.

A mulher de Reserve, Louisiana, EUA, alcançou o título recorde pela primeira vez, em 2010, com uma circunferência do afro de 132 cm. Hoje, mede 25 cm de altura, 26 cm de largura e 165 cm de circunferência.

O penteado, que levou 24 anos a crescer, foi resultado da vontade de Aevin de o deixar crescer ao natural sempre com os vários cuidados capilares para manter o penteado, como tratamentos com óleo e com manteigas que a própria faz, assim como cortes frequentes.

Entre cortes frequentes e regimes de estilo, um pouco é necessário para manter o afro de Aevin.

“Comecei a fazer tratamentos com óleo quente… ou ‘lubrifico’ o cabelo com manteigas que coloco antes de lavar, condicionar e pentear, e isso pelo menos de sete em sete dias”, disse Aevin. 

Além disso, tenho cuidado ao manusear as pontas do cabelo porque são as partes mais delicadas e antigas. Tento usar vários estilos que mantêm as pontas escondidas. Isso ajuda muito.”

Em entrevista ao Guinness Book of Records, Dugas confessou que raramente usa o cabelo em afro, uma vez que “pode ser demasiado” para certas pessoas.

É QUENTE. Não é algo que use no calor do Louisiana só porque sim. Uso o meu cabelo em vários estilos”, disse Aevin.

No entanto, nas ocasiões em que deixa o penteado ‘à solta’, recebe todo o tipo de reações – desde admiração, a olhares curiosos.

As pessoas têm reações diferentes ao meu afro”, disse ela.

“Alguns apenas gritam coisas em admiração, alguns olham fixamente, alguns se aproximam e fazem perguntas, então alguns apenas se aproximam e dão um pequeno puxão.” 

“Aprendi a dar-lhes um pequeno estalo na mão com algumas palavras à escolha. Não vou repeti-los aqui.”

Mas, para Dugas, o penteado é mais do que um afro.

“Trata-se do orgulho do cabelo com textura, que leva ao amor próprio”, disse, complementando que “inclusão e representação é tudo”.

O cabeleireiro de Aevin está sempre surpreendido com o afro da sua cliente. 

“Como sou eu que cuido do meu cabelo, o meu cabeleireiro não faz nada além de o aparar”, disse Aevin. 

Aevin gosta de ter um grande afro porque pode ficar sozinha, literalmente. 

“Eu posso usar um afro e imediatamente tornar-me numa figura que numa sala cheia de pessoas, todos vão notar.”

Mas mesmo em toda a sua glória, Aevin diz que também há algumas desvantagens em ter o maior afro em uma pessoa viva . 

Elimina completamente qualquer visão periférica. Não se consegue ver nada. E com o calor não se aguenta”, disse.

Aevin gosta de saber que é detentora do título recorde e diz que os amigos e familiares usam a conquista dela para se gabarem. 

“É sempre uma honra ser incluído na família Guiness World Records”, afirmou. 

“É como um sonho. Quando era jovem, o primeiro livro que procurava na feira do livro era GWR e o primeiro título que procurava era ‘cabelo mais comprido’, porque achava que cabelo longo e liso era tudo e meu cabelo não era bonito ou bom o suficiente”. 

“Passar disso para olhar não apenas para o cabelo natural, mas para mim mesma … isso derrete- me o coração.”

Aevin orgulha-se de ser reconhecida pelo grande cabelo afro porque, para ela, significa mais do que apenas um cabelo grande.

 

Créditos Imagem:

Facebook Aevin Dugas

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.