fbpx
Pai e filho foram protagonistas na cerimónia da coroação, na Abadia de Westminster, em Londres

O juramento de Carlos III e o de William ao pai

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

O juramento de Carlos III junto do arcebispo da Cantuária e o de lealdade de William ao pai.

Perante o arcebispo da Cantuária, o rei Carlos III fez o seu juramento, colocando a mão no Santo Evangelho e prometendo “cumprir e manter” as promessas.

“Promete e jura governar as pessoas do Reino Unido, da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, dos reinos e territórios, de acordo com as suas respetivas leis e hábitos”, começa por dizer o arcebispo.

“Procurará manter as leis de Deus de acordo com o evangelho, procurará manter o poder do Reino Unido e da religião protestante estabelecidas por lei, irá manter e preservar o sentimento da igreja de Inglaterra”, diz entre as várias promessas.

“As coisas que prometi anteriormente irei procurar mantê-las, que Deus me ajude”, ouviu-se o rei dizer depois.

“Sua Majestade, está disposto a manter, subscrever e declarar o estatuto de ascensão”, acrescentou o arcebispo.

“Eu Carlos, juro solenemente e sinceramente preservar a presença de Deus, testemunhar e declarar que sou um protestante fiel e que irei procurar manter esses juramentos durante a minha sucessão do trono e manter esses juramentos com as minhas melhores capacidades e de acordo com a lei”, respondeu Carlos III.

William também se ajoelhou diante do pai, o rei, prometendo-lhe lealdade

O príncipe William, o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, jurou lealdade ao rei Carlos III durante a cerimónia da coroação, na Abadia de Westminster.

Após a coroação, o príncipe ajoelhou-se diante do rei e colocou as suas mãos junto das do pai.

“Eu, William, príncipe de Gales, prometo a minha lealdade a si e a fé e a verdade lhe darei, como seu suserano de vida e membros. Que Deus me ajude”, disse William.

De seguida, tocou a coroa do pai e beijo-o. “Obrigado, William”, acredita-se que tenha sido esta a resposta do rei, segundo a revista People.

Hoje, dia 6 de maio, é um dia marcante para a história da realeza britânica com a coroação do rei Carlos III, depois do longo reinado da sua mãe, Isabel II, que esteve no trono durante 70 anos.

Carlos III foi coroado rei da Grã-Bretanha e na sua coroa está o maior diamante do mundo, a gema de 530 quilates extraída na África do Sul em 1905. Na época o país era uma das colónias britânicas.

O diamante é conhecido como ‘A Grande Estrela da África’, que anteriormente era de propriedade da Rainha Elizabeth II.

 

Créditos Imagem:

Frames ITV

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.