O filme polémico de Terry Gilliam estreia finalmente em Portugal. O realizador inglês esteve em Lisboa, nos cinemas do El Corte Inglês, na antestreia como anfitrião de famosos portugueses.
A atriz Joana Ribeiro é uma das cabeças do cartaz e o projeto foi parcialmente gravado em Portugal no Convento de Cristo, em Tomar.
Jonathan Price, Stellan Skargard, Olga Kurylenko, Óscar Jaenada e Rossy de Palma são também atores do filme.
É a história de Toby, um arrogante diretor publicitário que se encontra preso aos delírios de Javier, que por seu turno, é um velho sapateiro espanhol que acredita ser Dom Quixote e vê em Toby o Sancho Pança.
No decorrer das suas cómicas e surreais aventuras, Toby é forçado a confrontar as trágicas repercussões de um filme que fez enquanto jovem idealista e que mudou para sempre a esperança de uma pacata vila espanhola.
De recordar que este filme teve vários e atribulados problemas no percurso. Paulo Branco esteve em tribunal com o realizador. E foi no decorrer das gravações que houve um mal-entendido entre os atores Adam Driver e Lídia Franco.
O filme estreou em 2018 mas, o caso judicial que opôs Terry Gilliam ao produtor português Paulo Branco, fez com que nunca tenha estreado nos cinemas nacionais.
Também houve um mal-entendido quando Lídia Franco disse que o ator Adam Driver alegadamente a tinha agredido — algo que acabaria por desdizer e explicar que o colega tinha sido “pouco delicado” numa cena mas que a sua queixa fora apenas um “desabafo”.
Quatro anos depois, e com uma pandemia entretanto no fim, eis que estreia a17 de Fevereiro, quinta-feira, “O Homem que Matou Dom Quixote”.
Na antestreia do filme estiveram Fernando Alvim, Filipe Vargas, Inês Castel-Branco Soraia chaves, Joana santos, Rafael Morais, Sofia Aparício e Nuno Casanovas.