fbpx
Fica em Nicósia mas desde que fechou em 1974 tornou-se num local ao abandono

O aeroporto fantasma do Chipre

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

O Aeroporto Internacional de Nicósia, no Chipre, é atualmente um complexo fantasma abandonado e em completa ruína…

O Aeroporto Internacional de Nicósia é um aeroporto abandonado localizado a 8,2 km a oeste da capital cipriota de Nicósia, no subúrbio Lakatamia. Foi o principal aeroporto do país, mas a atividade comercial foi encerrada após a invasão turca de Chipre em 1974.

O aeroporto foi abandonado após o golpe militar e, agora, fica no meio de uma zona desmilitarizada entre dois países.

Ao longo de 49 anos de abandono foi lentamente acumulando poeira, detritos, excrementos de pombos e uma solitária degradação.

O aeroporto de Nicósia foi construído na década de 1930 primeiramente como um aeródromo militar e, aos poucos, cresceu e transformou-se numa instalação bastante moderna para a década de 1970.

Embora não seja o maior aeroporto do mundo, a pequena instalação começou como uma pequena coleção de cabanas de chapa de metal antes de se transformar em vários terminais com várias empresas de viagens aéreas.

No entanto, apesar do sucesso do aeroporto, quando os nacionalistas gregos fizeram o golpe no país, derrubando o líder cipriota e tomando o aeroporto, rapidamente se tornou um dos pontos da luta.

A invasão turca, ou Operação Átila (Atilla Harekâtı), deu-se em duas etapas e terminou em agosto de 1974, quando tropas turcas ocuparam 37% do território da ilha, que foi seguida pela criação de facto da República Turca do Chipre do Norte, que só a Turquia reconhece, em contradição com os termos do Tratado de Garantia de 1960.

Mais de um quarto da população do Chipre foi expulsa da parte norte ocupada da ilha, onde os cipriotas gregos constituíram 80% da população. Houve também um fluxo de cerca de 60 000 cipriotas turcos do sul para o norte após o conflito.

Um grande número de cipriotas turcos, muitos dos quais foram obrigados a viver em enclaves isolados e guetos por toda a ilha durante a violência étnica de 1963 e 1974, optaram por abandonar as suas casas no sul e mudaram-se para o norte depois de 1974.

A invasão turca terminou na partição do Chipre ao longo da Linha Verde monitorada pela ONU, que ainda divide o Chipre. Em 1983, a República Turca do Chipre do Norte (RTCN) declarou a independência, embora a Turquia é o único país a reconhece-la.

Quando as forças turcas invadiram o país em 1974 e foi criada uma zona desmilitarizada, o aeroporto caiu bem no meio dela, causando seu fechamento imediato e abandono repentino.

Desde o seu encerramento, em 1974, o aeroporto simplesmente ali ficou parado.

As Nações Unidas assumiram o controle da área desmilitarizada, que agora está fechada a civis, mas o aeroporto e seus terminais ficaram entregues aos elementos meteorológicos e do tempo.

Desde o encerramento do local, o aeroporto continuou a deteriorar-se, acumulando uma espessa camada de poeira e detritos, visitada apenas por tempestades e fotógrafos.

As Nações Unidas ainda reconhecem a soberania da República do Chipre, segundo os termos da sua independência em 1960. O conflito continua a afetar as relações da Turquia com o Chipre, Grécia e da União Europeia.

Créditos Imagem:

Wikipedia – Martin Dragúň

Relacionados


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.