fbpx
Dia 3 é o dia internacional da pessoa com deficiência

“Nós quebramos o silêncio!”

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Hoje, dia 3, celebra-se o dia internacional da pessoa com deficiência. Estamos na semana para a sensibilização das DII Crohn & Colite, doenças inflamatórias intestinais.

“Nós quebramos o silêncio! Nem toda a deficiência é visível!”

Existem inúmeros portadores com DII crohn & colite com atestado médico multiuso e alguns com pensão de invalidez relativa ou absoluta. Contudo nem todos os casos com DII são severos.

E essa avaliação de incapacidade irá depender do “todo”, do quadro clínico específico do doente, complicações, patologias extra intestinais, cirurgias, internamentos.

São muitos os obstáculos que as pessoas com deficiência encontram em Portugal no dia a dia. Embora nos últimos anos tenham existido algumas mudanças para melhorar a vida destas pessoas com incapacidade, as dúvidas ainda são muitas quanto aos seus direitos e apoios estatais.

Após o lançamento do Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal por parte do Governo, explicamos-lhe os 10 principais direitos que as pessoas com incapacidade têm na sua vida quotidiana.

1 – Acesso a informação especializada sobre os seus direitos, benefícios e deveres;
2 – Direito a atendimento prioritário;
3 – Direito a apresentar reclamações e queixas por discriminação;
4 – Direito ao Regime do Maior Acompanhado;
5 – Direito ao sistema de atribuição de produtos de apoio;
6 – Direito a acompanhamento e apoio na área do ensino e formação;
7 – Direito a medidas específicas que melhoram o acesso ao mercado de trabalho;
8 – Direitos no local de trabalho para as pessoas com deficiência em Portugal;
9 – Direitos das pessoas com deficiência em relação aos transportes;
10 – Modelo de Apoio à Vida Independente para pessoas com deficiência

Fonte: https://www.google.com/amp/s/www.doutorfinancas.pt/vida-e-familia/seguranca-social/pessoas-com-deficiencia-conheca-os-10-principais-direitos-no-dia-a-dia-em-portugal/%3famp @doutorfinancas.pt

Créditos Imagem:

instagram.com/movimento_ibdfam/

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.