Muita fome, sede e um corpo em chaga da sarna que o cobria da cara às patas. Dei-lhe o nome de Alfredo. E sim, muitos me perguntam se é da raça Dálmata. É sim. Mas não se livrou de ter uns donos negligentes que se estavam completamente a borrifar para o cão que tinham.
O Alfredo foi resgatado na rua num estado miserável. Magro, a verem-se as costelas, com feridas no corpo e no focinho, da sarna que lhe apodrecia a pele e o pelo. Uma vida linda deitada à rua e desprezada. Depois ainda dizem que nós protectores somos demasiado exigentes. Resgatei-o da rua assim. Cheio de fome.
Gostava de saber o que seria destas vidas se não fossemos nós protectores. Com o Alfredo temos um caminho pela frente. Já iniciámos a sua recuperação para lhe dar uma vida digna porque o Alfredo merece, já sofreu tempo demais nas mãos negligentes de quem o tinha nestas condições de saúde.
Não pensem que lá porque o Alfredo é de raça não teve donos negligentes. Acontece aos de raça e aos rafeiros.
Estou a mostrar-vos o Alfredo para que vejam o que é a negligência e até onde consegue chegar. Há cada vez mais animais negligenciados pelos seus donos. As causas são diversas mas o que parece custar mais a estas pessoas é pagar aos veterinários.
Mas também vos digo, se o dono do cão realmente o amasse iria procurar uma solução. Porque há sempre soluções. Os honorários dos veterinários são excessivos? São sim senhor mas procurem alternativas, vão aos veterinários municipais, peçam ajuda. Não deixem é um cão ou gato chegar a um estado de maltrato sem retorno. Isso é pura maldade e desinteresse pelo animal de que se é tutor e pelo qual se deve ter responsabilidade.
Muitas pessoas compram um gato ou um cão por impulso como companhia e não sabem ou não pensam em cuidar deles como deve ser.
Eu sei que estamos todos a passar por dificuldades, tudo subiu, tudo encareceu e as pessoas com baixos rendimentos enfrentam um enorme obstáculo financeiro para levar os seus animais de estimação ao veterinário. Mas, caramba, peçam ajuda. Vão às câmaras municipais, liguem a associações, façam peditório nas redes sociais, hoje em dia até é mais fácil chegar a mais gente que ajuda casos complicados.
MAUS TRATOS SÃO CRIME!!!
Saibam todos que os maus tratos a animais são punidos pela Lei n.º 8/2017, publicada no Diário da República a 3 de março de 2017.
É fundamental denunciar situações de abandono, maus tratos, negligência ou risco.
Tendo em conta a localização do animal, envie o mais rapidamente possível um e-mail com a descrição do caso, morada exata, se possível informação sobre o(s) criminoso(s), informe se pretende manter o anonimato e anexe imagens/vídeos que comprovem as alegações (se não consegue obter imagens, informe isso mesmo no e-mail), para os seguintes contactos, todos ao mesmo tempo.