Chama-se Kiev e é da espécime rara negro oriental. Tem o nome da capital ucraniana para celebrar a resistência à invasão russa.
O jardim zoológico tcheco Safari Park Dvůr Králové tem um novo habitante, um bebé de rinoceronte-negro-oriental criticamente ameaçado de extinção. O bebé rino recebeu o nome da capital da Ucrânia, Kiev, em homenagem à resistência daquele país às forças russas invasoras.
O rinoceronte nasceu a 4 de março no zoológico, situação rara naquele parque, mesmo sendo o que tem o maior número de rinocerontes pertencentes a esta subespécie.
“O nome é outra expressão de nosso apoio aos heróis ucranianos”, disse o diretor do zoológico quando apresentou o rinoceronte raro à imprensa.
A mãe de Kiev, Eva, tem um instinto muito maternal e mima o seu bebé constantemente, disse o diretor do Safari Parque. O bebé ganha 1 quilo de peso por dia. Atualmente pesa cerca de 50 kg (110 libras).
O bebé do rinoceronte oriental de dois terços nasceu uma semana após o início da invasão russa em larga escala.
A caça ilegal reduziu o número de rinocerontes negros orientais que vivem na natureza para cerca de 800. Este parque checo tem 14.
Três outros rinocerontes desta subespécie nasceram noutros zoológicos por todo o mundo o ano passado.
Um total de 47 rinocerontes negros orientais nasceram neste Safari Parque checo desde que recebeu o primeiro em 1971.
Nove foram devolvidos à selva de Ruanda e Tanzânia para viverem em estado selvagem.