fbpx
O Mundo católico está de luto por Josef Ratzinger

Morreu o Papa Emérito Bento XVI

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

O Papa Emérito Bento XVI, importante teólogo do século XX e o primeiro papa a renunciar ao cargo em quase 600 anos, morreu aos 95 anos, anunciou o Vaticano.

A morte foi anunciada esta manhã (31 de Dezembro) em Roma. Ratzinger faleceu aos 95 anos num mosteiro isolado no Vaticano onde esteve a viver desde que abandonou o cargo, disse um porta-voz da Santa Sé.

Os sinos dobraram na pequena Cidade do Vaticano enquanto a notícia da morte se espalhava para os fiéis de todo o Mundo. 

A missa fúnebre vai ser realizada a 5 de janeiro de 2023, na Praça de São Pedro, informou o Vaticano.

 

O diretor da comunicação de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, disse hoje, 31 de dezembro: “Com pesar, informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”.

 

O corpo de Bento XVI será velado na Basílica de São Pedro a partir de 2 de janeiro de 2023.

Bento XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinger na Alemanha em 1927, foi um pontífice profundamente conservador, cujo mandato foi ofuscado por escândalos de abuso sexual na Igreja. Aposentaou-se devido a doença mas deixou um papado por vezes dividido.

 

Uma investigação alemã publicada em janeiro de 2022 disse que Bento não agiu contra quatro padres acusados ​​de abuso sexual infantil quando era arcebispo de Munique.

Filho de um policia, Ratzinger cresceu na zona rural da Baviera e aos 14 anos ingressou na Juventude Hitleriana, por exigência, e serviu no exército alemão na segunda guerra mundial. No final da guerra, desertou e foi brevemente mantido como prisioneiro de guerra pelas forças americanas.

Mais tarde, tornou-se numa figura importante no Vaticano e, como Cardeal Ratzinger, serviu como braço direito de seu predecessor, o Papa João Paulo II. Chefiou a Congregação para a Doutrina da Fé, um departamento do Vaticano conhecido como Inquisição, durante 24 anos, cargo que lhe rendeu o apelido de “Rottweiler de Deus”.

Durante o seu papado surgiram alegações de abuso sexual clerical e de que os encobriria. Os seus críticos disseram que Ratzinger não conseguiu entender a gravidade dos crimes e a escala da crise, que atingiu o auge vários anos depois de ele ter sido eleito papa em abril de 2005.

Além da enorme carga de denúncias, ações judiciais e relatórios oficiais relacionados a abusos sexuais e à cumplicidade dos padres em encobri-los, o Vaticano também foi abalado pelo roubo de documentos confidenciais, muitos dos quais apareceram posteriormente em denúncias de suposta corrupção.

Em outubro de 2012, um tribunal do Vaticano condenou o mordomo pessoal do papa, Paolo Gabriele, por roubar os papéis. Ele disse no julgamento que estava agindo contra “o mal e a corrupção”.

Benedict era um conservador teológico, mantendo posições intransigentes sobre homossexualidade e contracepção. Opôs-se fortemente à teologia da libertação, um movimento radical que começou na América do Sul na década de 1960 e defendia o ativismo social clerical entre os pobres e marginalizados.

A sua repentina renúncia, aos 85 anos, em fevereiro de 2013, colocou-o como o primeiro papa a fazê-lo desde a idade média. Na época disse que não tinha forças para continuar como líder dos estimados 1,2 bilhão de católicos do mundo.

“Tive que reconhecer minha incapacidade de cumprir adequadamente o ministério que me foi confiado”, disse ele.

A morte de Bento põe fim a um período sem precedentes na história recente em que dois papas coexistiram, uma situação que tem causado tensões entre campos rivais no Vaticano.

 

O Mundo católico está agora de luto e chora a morte do seu anterior Papa.

Créditos Imagem:

Vatican News

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.