fbpx
O jornalista e escritor deixa na família e amigos uma enorme saudade

Morreu o ‘Chefe’ Guerra!

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

O jornalista e escritor de 75 anos foi vítima do COVID-19.

Conhecido e estimado por todos os jornalistas que tiveram oportunidade de o chamar de “chefe Guerra”, no jornal Correio da Manhã onde foi diretor durante muitos anos, morreu aos 75 anos, terça-feira, 30 de Novembro, o jornalista, escritor e crítico tauromáquico Manuel Andrade Guerra.

Andrade Guerra, deu entrada no Hospital de Santa Maria no início do mês de Novembro mas foi transferido para a unidade de cuidados intensivos da ala Covid, depois de ter sido infetado com o vírus da Covid-19. O estado de saúde agravou-se nos últimos dias, vindo a falecer ao início da noite de terça-feira.

Manuel Andrade Guerra era uma referência para todos os jornalistas que com ele conviveram, “era calmo, tranquilo, sábio e um verdadeiro professor”, dizem todos. Era monárquico e uma referência no jornalismo taurino.

Manuel Andrade Guerra foi diretor do Correio da Manhã, depois de passar por outros meios da comunicação social portuguesa, e escritor de inúmeras obras literárias dedicadas à tauromaquia e a muitos outros temas do quotidiano.

O ex-diretor do Correio da Manhã também foi mentor do documentário que passou no canal História sobre os combatentes do ultramar. Andrade Guerra que combateu em Angola como oficial universitário realizou com Manuel Campo Vidal (produtor da série), “Combatentes do Ultramar”. Numa co-produção do Canal de História e Lua Produções, a realização do documentário “Combatentes do Ultramar” levou cinco meses de investigação e documentação e três de gravação, durante os quais foram produzidas 40 horas de imagens úteis.

Para enriquecer o programa, a equipa de “Combatentes do Ultramar” entrevistou alguns dos ex-combatentes intervenientes no documentário em locais , espaços e situações que os marcaram para sempre e onde estes reivindicam a sua importância histórica. São símbolos do conflito, como por exemplo, as celebrações e encontros regulares entre ex-combatentes e os atos públicos como as comemorações do “Dia dos Combatentes”.

Entre outros materiais inéditos e exclusivos, esta série apresenta também alguns fragmentos do programa radiofónico de campanha, intitulado “Objetivo”, conduzido pelo combatente Marques Valentim a partir de Moçambique.

Marques Valentim foi também um dos fotógrafos militares presentes na guerra que forneceu ao Canal de História grande parte do seu arquivo. Todos os veteranos entrevistados colocaram à disposição do canal os seus próprios documentos: mais de 300 fotografias de coleções particulares revelam o rosto da guerra tal qual a produção de “Combatentes do Ultramar” pretendia.

Manuel Andrade Guerra contraiu o Covid-19, apesar de já ter tomado as duas doses da vacina

O antigo jornalista, correspondente em Portugal do site aplausos.es e presidente emérito da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, cumpriu este mês o seu 75º aniversário natalício e tinha até marcado um jantar em Lisboa para assinalar a data.

De acordo com o site ‘Farpas’, “nas últimas semanas, mais dois familiares seus, igualmente vacinados com as duas doses, apanharam covid-19, mas recuperaram. O nosso querido amigo Manuel sentiu dificuldades respiratórias e acabou por ter que ser internado”.

Para toda a família do ‘chefe’ Guerra os nossos sinceros pêsames.

Relacionados


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.