fbpx

Morreu o ator Orlando Costa

Quem não se lembra de ‘ZÉ GATO’, papel que Orlando Costa tão bem desempenhou? O ator morreu hoje, em sua casa, aos 73 anos, segundo informou a família.

Orlando Costa, ficou conhecido por ‘Zé Gato’ e ‘Malucos do Riso’ tendo participado em várias outras séries famosas da televisão portuguesa.

‘ Zé gato’, protagonizada por Orlando Costa, foi das melhores coisas que se fizeram em TV. Na altura, era rival da produção americana ‘Serpico’.

Durante os anos 2000, Orlando Costa passou por várias séries na televisão portuguesa, tais como ‘Conta-me como foi’, ‘Inspetor Max’, ‘Morangos com Açúcar’, ‘Os Filhos do Rock’ e muitas novelas.

A sua mais recente participação foi na telenovela ‘Amor, Amor’ (SIC), ao lado de Ricardo Pereira, Paulo Rocha e Maria João Bastos.

O ator fez parte de vários elencos televisivos, desde ‘A Mala de Cartão’ (1988), em que contracenou com a atriz Irene Papas, até ‘A Morgadinha dos Canaviais’ (1990), ‘Ballet Rose’ (1998) e ‘Capitão Roby’ (2000), para além de ‘Malucos do Riso’ (1995), ‘Super Pai’ (2002) e ‘Inspetor Max’ (2004).

Orlando Costa nasceu em Braga em 1948 mas vivia em Lisboa. Estreou-se como actor profissional no Teatro Experimental de Cascais, sob a direção de Carlos Avilez.

Em 1973 esteve entre os fundadores do Teatro da Cornucópia, com Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo. Trabalhou também com Hélder Costa e Maria do Céu Guerra, Fernanda Lapa, João Lourenço, Glicínia Quartin, Jorge Listopad, Rui Mendes, e André Gago.

Na televisão, participou regularmente em séries, novelas e telefilmes, tendo protagonizado um dos maiores e mais conhecidos papéis da sua carreira em “Zé Gato”, de Rogério Ceitil, que passou na RTP a partir de 1979, uma série policial de ação, à portuguesa, feita com a prata da casa, e com poucos meios monetários, técnicos e humanos.

Entre muitas outras produções de sucesso que passaram na RTP, integrou os elencos de: “Tragédia da Rua das Flores”, “Duarte e Companhia”, “Crime à Portuguesa”, “A Morgadinha dos Canaviais”, “Nós os Ricos”, “Ballet Rose”, “A Raia dos Medos”, e mais recentemente “Conta-me Como Foi” e “Filhos do Rock”.

No cinema destacam-se os filmes “Coisa Ruim” de Tiago Guedes e Frederico Serra, “A Filha” de Solveig Nordlund, “A Dupla Viagem” de Teresa Garcia, “O Anjo da Guarda”, “Sapatos Pretos” de João Canijo, “Três Irmãos” de Teresa Villaverde, “Amor e Dedinhos de Pé” de Luís Filipe Rocha, entre outros.

Também escreveu canções para espetáculos e colaborou em álbuns de Júlio Pereira, Fausto e Sérgio Godinho.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.