fbpx
A atriz estava prestes a completar 71 anos…

Morreu Estrela Novais

 |  Alexandra Ferreira  | 

Morreu a atriz Estrela Novais prestes a completar 71 anos.

A atriz, uma das fundadoras da Seiva Trupe, morreu em Lisboa, a poucos dias de completar 71 anos.

Contactado pela Lusa, Júlio Cardoso, ex-diretor e um dos fundadores da Seiva Trupe, com António Reis e Estrela Novais, lamentou a morte desta “grande atriz” que representa uma “grande perda para o teatro”.

“Estou debaixo de uma grande emoção”, disse, acrescentando que foi surpreendido com a notícia da morte da atriz, hoje de manhã.

Júlio Cardoso disse desconhecer a causa da morte, lembrando que há cerca de dois meses falou com Estrela Novais, sem se ter apercebido de que estivesse doente.

“Começou no teatro muito cedo e desde logo se percebeu que era um ‘animal’ de palco. Foi desde logo muito disputada por companhias de teatro do Porto e de Lisboa”, contou.

Estrela Novais nasceu a 13 de março de 1953, no Porto, estreou-se como atriz profissional em 1970, com “Bodas de Sangue”, de Garcia Lorca, numa encenação de Carlos Cabral para o Teatro Experimental do Porto, e em 1973 participou na fundação da Seiva Trupe.

De acordo com o perfil disponível na base de dados do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1979 e 1982, frequentando, em Roma, o curso de encenação da Academia Silvio d’Amico, estagiando com Orazio Costa, Giorgio Strehler, Ronconi, Dario Fo e Vittorio Grassman.

Participou também em diversas séries e novelas portuguesas, tendo recebido vários prémios, nomeadamente Melhor Atriz de teatro (1984), atribuído pela revista Mulheres, e Melhor Atriz de Cinema (1986) atribuído pela revista Nova Gente.

O ator Ricardo Castro lamentou a partida da colega no Instagram.

“Meu amor, minha Estrela Novais, estava-me a ensaiar para te escrever uma carta para receberes no dia dos teus anos, dia 13 de março. Devo-te tanto. Obrigado. Até já”, disse.

Também a companhia de teatro Seiva Trupe lamentou a morte de Estrelas Novais. “A Estrela Novais actriz e uma das fundadoras da Seiva Trupe Teatro Vivo resolveu ir voar… voa, voa, voa Estrelinha”, escreveram na publicação que fizeram no Facebook.

Durante os longos anos de carreira no mundo da representação, a atriz esteve presente em vários projetos televisivos – tanto da RTP, como na SIC e na TVI.

Uma das novelas mais recente em que participou foi em ‘Para Sempre’, da TVI, mas também fez parte de ‘Amar Demais’, ‘Olhos de Água’, ‘Destinos Cruzados’, ‘Doce Fugitiva’, ‘Médico de Família’, ‘Morangos com Açúcar’ ou ‘Uma Aventura’.

Créditos Imagem:

DR

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.