As cerimónias fúnebres do antigo internacional português irão decorrer entre sábado e domingo.
O futebol português está de luto. Manuel Fernandes, histórico jogador do Sporting Clube de Portugal e da seleção nacional, morreu esta quinta-feira, na sequência de um cancro.
“FIZ TUDO POR TI”
Tiago Fernandes, filho de antigo futebolista, através uma homenagem única nas redes sociais partilhou várias imagens captadas ao lado do pai, desde a infância até aos dias de hoje, e deixou ainda uma sentida mensagem. “Perdi o meu melhor amigo. Fiz tudo por ti”
Aos 73 anos, o antigo internacional português tinha sido alvo de várias homenagens, nos últimos meses, por parte do Sporting, que fez questão de levar o troféu de campeão nacional ao hospital no qual Manuel Fernandes se encontrava internado.
Pelos leões marcou 257 golos em 433 jogos, tendo também vestido a camisola de Vitória FC, Fabril e dos norte-americanos do New England Tea Man e Rochester Lancers. No palmarés acumulou duas I Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.
Manuel Fernandes foi também treinador, tendo passado por Sporting, Campomaiorense, Vitória FC, Santa Clara, Penafiel, ASA, União de Leiria.
Leões reagiram à morte e organizaram a cerimónia fúnebre
O Sporting emitiu uma nota de pesar, manifestando a tristeza por ver partir “uma das figuras mais importantes da história do clube”.
“O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Manuel Fernandes, antigo futebolista, treinador e dirigente Leonino que faleceu esta quinta-feira aos 73 anos”, pode ler-se.
“Oriundo da CUF, Manuel Fernandes chegou ao emblema de Alvalade em 1975 e rapidamente se afirmou como uma figura de grande relevo. Um goleador nato, foi-se tornando, ao longo dos mais de dez anos em que jogou no Sporting CP, no ídolo de uma geração e numa das figuras mais importantes da história do Clube”, lembram os leões, que deixam uma mensagem mais sentida à família.
“Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube”, remata o clube verde e branco.
O Sporting divulgou, ao final da tarde desta sexta-feira, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, que as cerimónias fúnebres do ‘eterno capitão’, Manuel Fernandes, irão decorrer entre sábado e domingo.
No Estádio de Alvalade, a partir das 9h30 (hora de Portugal Continental) de sábado, irá realizar-se uma cerimónia privada para a família, sendo que, uma hora depois, serão abertas as portas para que os adeptos possam depositar as respetivas homenagens. A fila encerra às 23h00, e as portas às 23h30.
Já no domingo, às 11h00, a urna do antigo internacional português será transportada, “com cortejo fúnebre a partir da Praça Centenário”, para um “funeral privado para a família”, num local que não foi tornado público, para já.