A Rainha Elizabeth II morreu esta quinta-feira, dia 8, com 96 anos. O anúncio da morte foi feito pelos canais oficiais da família real britânica.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte (Carlos e Camila) permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica nas redes sociais.
A notícia era esperada desde a hora do almoço quando foi anunciado que os médicos da rainha estavam muito preocupados com a saúde da rainha. Porém, a morte só foi anunciada quando a família estava toda reunida em Balmoral onde estava Elisabeth II.
Os quatro filhos da rainha, Carlos, Ana, André e Eduardo, voaram todos para a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica apertada.
Também o seu neto, o príncipe William, largou tudo e foi para o castelo de Balmoral. Ao final da tarde veio a notícia do falecimento com as bandeiras inglesas todas a ficarem a meia haste.
O reinado de 70 anos faz de Elizabeth II a rainha britânica mais longeva da história.

Com a morte da monarca, Carlos, filho mais velho, assume a sua posição como Rei – Carlos III – e o trono do Reino Unido e de outros 14 países, como Austrália e Canadá, que têm o monarca britânico como chefe de Estado.

No comunicado sobre a morte de Elizabeth II, Carlos já é tratado como o rei.

A saúde da monarca degradou-se muito desde o ano passado, quando passou uma noite hospitalizada e foi submetida a “exames” médicos. Por esse motivo e para que descansasse nos seus 96 anos, cortou com as aparições em público e quando surgia caminhava com dificuldade agarrada a uma bengala.

O seu último evento oficial foi há dois dias – terça-feira, 6 – quando assinou a nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss.

Na foto em que cumprimenta Liz Truss a rainha apresentava na mão direita uma mancha enorme arroxeada. Tipo nódoa negra. Foi a primeira vez que a rainha transferiu para o Palácio de Balmoral, onde estava, para dar posse à nova primeira ministra britânica. Todos os anteriores foram nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.

Em maio deste ano, Carlos substituiu a mãe na abertura oficial dos trabalhos no Parlamento do Reino Unido. Também foi a primeira vez que um monarca não presidiu essa sessão.

No seu Jubileu de Platina, uma série de eventos que celebraram os 70 anos de reinado, em junho, Elisabeth II já não se encontrava muito capaz de aguentar muito tempo em pé. Chegou a faltar a uma missa por não se sentir capaz.
