Mónica Pressler Leite
Quem conversa com a Mónica, sabe que dificilmente conseguirá distrair-se. Perspicaz e criativa, tudo lhe serve de inspiração!
Começou por estudar Educação Física, pois toda a vida fizera e gostara de desporto. Mas é na faculdade que descobre o teatro e por ele se apaixona.
Percebeu no entanto que a timidez poderia ser um obstáculo para seguir o seu sonho. Diante do dilema, Mónica atuou. Com um verdadeiro golpe de karaté, desafiou a insegurança e desatou a pedir “autógrafos falados” aos grandes atores e atrizes da altura. E ganha a desenvoltura necessária para fazer o casting e entrar na sua primeira escola de representação, a EMEA.
Quando a escola fecha ao fim de um ano e Mónica decidiu ir estudar para fora do país, a vida colocou-a em contacto com o grupo internacional Up With People, que veio atuar a Portugal. Foi uma das duas portuguesas que foram aceites no grupo. Para conseguir os fundos necessários para seguir com eles viagem, resolveu montar um espetáculo de angariação com os artistas mais respeitáveis da década de 80. Praticamente todos os que lhe tinham dado “autógrafos falados”. Mais uma peça que se ligava no maravilhoso puzzle que compõe a sua vida.
Terminada aquela experiência para ela tão transformadora, seguiu para os Estados Unidos para aprofundar os seus estudos de teatro. Esteve por lá sete anos, com a ajuda de bolsas e empregos. Pagou o curso e ainda conseguiu dinheiro extra que utilizava para proporcionar bons momentos às pessoas de quem gostava. A tímida rapariga provava a si mesma que não havia impossíveis.
Volta para Portugal com 33 anos e abre o departamento de teatro na Casa do Artista. Começa a trabalhar na produtora NBP, atual Plural. Mais tarde, cria a Associação Ilha d’Arte à qual se viria a dedicar exclusivamente. Tinha em mente desenvolver o seu sonho de criar uma escola internacional de teatro luso americana. Correu bem nos primeiros anos. Mas em 2016 começa a decair, deixando Mónica desiludida e pensativa. A vida pedia-lhe um ajuste qualquer, um novo foco.
Conhece então JT Foxx, famoso coach e palestrante internacional. E percebeu que era ela própria que teria de subir ao palco, como Mónica. Estava na hora de ligar toda a sua vida, fechar o ciclo da sua timidez e assumir-se como alguém que tem muito mais do que uma técnica para partilhar.
Por isso lançou o projeto, Life Strategy 4 Success, que liga a sua velha paixão, o teatro, ao desenvolvimento humano. Junta-lhe a atenção com que gosta de tratar as pessoas. Ajudando cada uma a encontrar a sua voz. Tal como ela o fez e continua a fazer. Acrescenta a sua experiência de vida que a ensinou que a luz é mais brilhante quando partilhada.