A 23.ª edição da Feira do Mel, Queijo e Pão de Mértola já abriu hoje as portas até domingo, no pavilhão multiusos da vila alentejana. O programa tem música, tasquinhas, ‘workshops’ e conversas dedicadas a estes três produtos.
Cerca de meia centena de produtores de mel, queijo e pão de Mértola (Beja) participam, no fim de semana, numa feira organizada pela câmara municipal para dar a conhecer “o que de melhor se produz” no concelho.
“Sãos três produtos que caminham lado a lado na valorização dos recursos endógenos do território”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé.
Para o autarca, o mel, o queijo e o pão “são três áreas que valorizam o concelho enquanto território, devido à qualidade que os produtores conseguem colocar nos seus produtos”.
Por isso, continuou, o evento vai “ao encontro da génese da matriz identitária [de Mértola] e com uma forte ligação ao mundo rural”, além de demonstrar a “resiliência extraordinária” dos empresários destes três setores.
“Só assim conseguem fazer prevalecer estas atividades com o sucesso que lhes é reconhecido e estes eventos contribuem de forma muito positiva para esta economia local”, reforçou Mário Tomé.
O programa incluiu ainda conversas e ‘workshops’ relacionados com o mel, queijo e pão, ‘showcookings’, animação de rua e uma tarde de cante alentejano, no domingo, pelas 15:00.
O evento tem a colaboração da Apiguadiana – Associação de Apicultores do Parque Natural do Vale do Guadiana, Associação de Empresários do Vale do Guadiana, Associação Terra Sintrópica, Clube Náutico de Mértola, Associação Qualifica e Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar.
Com LUSA