Zakrzewski tinha 55 anos e estava no mesmo veículo que o correspondente da Fox News Benjamin Hall, que também foi ferido no ataque, na cidade de Horenka.
Hall continua hospitalizado na Ucrânia; A Fox News não partilhou detalhes adicionais sobre sua condição.
Na fotografia à esquerda, está Pierre, Hall e Sasha, a jovem jornalista ucraniana que também morreu neste ataque ao lado do operador de imagem.
A jornalista e produtora era ucraniana e trabalhava para a FOX News. Tinha 24 anos. Era talentosa, tinha boas fontes e muito espirituosa. Gostava de fotografia, poesia e música.
Suzanne Scott, executiva-chefe da Fox News Media, anunciou as notícias sobre Zakrzewski à equipe da FOX hoje intitulando-o “um dia de partir o coração”.
“Pierre era um fotógrafo de zona de guerra que cobria quase todas as histórias internacionais para a Fox News, do Iraque ao Afeganistão e à Síria durante seu longo percurso connosco”, escreveu Scott.
“Os seus talentos eram vastos e não havia um papel em que ele não saltasse para ajudar no campo – de fotógrafo a engenheiro, de editor a produtor – e ele fez tudo sob imensa pressão com tremenda habilidade. Ele estava profundamente comprometido em contar a história e a sua coragem, profissionalismo e ética de trabalho foram reconhecidos entre os jornalistas de todos os meios de comunicação.”
Zakrzewski, que estava baseado em Londres, também ajudou no ano passado nos esforços da Fox News para retirar os seus funcionários afegãos do Afeganistão depois que os Talibãs assumiram o controle do país.
“Pierre foi uma constante em toda a nossa cobertura internacional”, escreveu Jay Wallace, presidente da Fox News, no memorando.
“Eu, como muitos outros, sempre senti uma sensação extra de segurança ao chegar em cena e vê-lo com a câmara na mão. O legado de seu espírito positivo, energia ilimitada e olho para a história continuará.”
No domingo, um outro operador de vídeo jornalista, americano, Brent Renaud, morreu com 50 anos, baleado enquanto fazia uma reportagem num subúrbio de Kiev.