fbpx
A cria está bem de saúde e lembra-nos a todos o quão gratificante é proteger espécies em extinção

Nasceu Magashi, o rinoceronte negro bebé de espécie ameaçada

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

O nascimento do rinoceronte negro oriental é um evento muito importante para o Safari Park Dvur Kralove, na República Checa e para a conservação da espécie em todo o mundo. O parque continua a trabalhar arduamente para proteger esta espécie ameaçada de extinção devido à caça e ao comércio de marfim.

Com o nascimento de Magashi, um rino negro oriental macho, e de outras crias nascidos no ano passado, o parque está um passo mais próximo na luta para proteger esta espécie tão vulnerável.

O novo filhote é o primeiro a nascer do novo macho reprodutor Embua, que chegou ao safari park vindo de Inglaterra no outono de 2020, enquanto a mãe é Maisha, de 17 anos.

Magashi nasceu um ano após o nascimento de outra rinoceronte negro: o Kyiv Eda. Uma fêmea da mesma espécie que nasceu no último dia 13 de dezembro.

O nascimento do rinoceronte-negro-oriental foi possível graças aos esforços da equipa do parque safári, que trabalha para proteger a espécie ameaçada de extinção.

O macho é o 49º rinoceronte-bicórnio-oriental a nascer no parque, que atualmente abriga o maior grupo de rinocerontes-bicórnio-oriental em zoológicos de todo o mundo.

O “Safari Park Dvůr Králové”, localizado em Dvůr Králové nad Labem, na República Tcheca, alcançou um marco importante na preservação de animais ameaçados de extinção, graças ao nascimento deste terceiro rinoceronte negro oriental em apenas um ano.

Magashi pesa 36 quilos e veio ao mundo no dia 4 de março.

“O nascimento ocorreu muito rapidamente e a cria começou logo a mamar. Durante a inspeção, descobrimos que é um macho e pesa 36 quilos”, conta o zoólogo Jiří Hrubý.

Dependendo do clima, a cria poderá ser vista pelos visitantes com a sua mãe, no local que lhes é atribuido. Ainda vai levar umas semanas…

A mãe de Magashi já nasceu em Dvór Králové e é uma experiente mãe de múltiplos.

O boom da criação em Dvor veio após uma pausa planejada de quatro anos.

O zoológico estava a preparar-se para transportar rinocerontes jovens de volta à natureza em Ruanda ou Tanzânia, em África, o que exige muita preparação. 

Até agora, o Safari Park criou 49 crias de rinoceronte oriental de dois chifres, incluindo um pequeno macho.

Nos últimos anos, rinocerontes de dois chifres de Dvor Králové voltaram repetidamente para a África, especificamente para a Tanzânia e Ruanda. Outros nove rinocerontes também nasceram aqui – cinco brancos do norte que nunca foram criados em nenhum outro zoológico do mundo, dois brancos do sul e dois indianos.

Créditos Imagem:

Facebook Zoológico de Dvůr Králové

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.