Morreu Luís Aleluia, o eterno Tonecas. Tinha 63 anos. Na manhã de sexta-feira, dia 23, tinha estado na Casa do Artista e, de acordo com Natalina José, “estava bem, estava normal”. À noite deram notícia da sua morte.
A má notícia foi dada por Herman José. O ator português Luís Aleluia tinha 63 anos.
A notícia foi avançada na noite desta sexta-feira, 23 de junho, por Herman José.
“O querido Luís Aleluia foi distribuir gargalhadas para outra dimensão. Paz à sua alma. Era um homem bom, e um excelente comediante”, escreveu Herman.
Pouco depois, o tema foi comentado no ‘TVI Extra’, com Flávio Furtado que avançou com novos detalhes.
“Foi encontrado sem vida, pelo que me informaram, em casa”.
Já Maya, no seu programa da CMTV, abriu mais o jogo e revelou que Luís Aleluia foi encontrado morto na garagem da sua casa.
A cantora Ágatha ligou muito emocionada para o programa da noite da CMTV e disse: “Não quero acreditar que ele se tenha suicidado como estão já todos a dizer. O que lhe terá passado pela cabeça?”.
Foi quando Maya afirmou que “ainda não se sabe o que foi” mas que “em casos como este faz-se autópsia”, adiantando que o que interessava era “homenagear um grande ator”.
Na verdade, a última publicação de Luís Aleluia parecia uma despedida e estava acompanhada por três fotografia. Na primeira, a preto e branco escreveu: “A memória de nós são pedaços da gente que se colam ao coração”.
Na segunda ele e a mulher Zita abraçados e felizes e, na terceira, os dois filhos do casal.
Luís Aleluia tornou-se conhecido pela personagem Tonecas, embora no seu currículo se destaquem muitos outros projetos em televisão e no teatro.
O papel mais icónico do artista foi a personagem Tonecas, na série da RTP intitulada ‘As Lições do Tonecas’.
Mais recentemente, Luís Aleluia participou em ‘Golpe de Sorte’ (2020), ‘Patrões Fora’ (2021) e ‘Pôr do Sol’ (2021). Atualmente, encontrava-se a gravar a novela ‘Festa é Festa’, da TVI.
O artista ia estrear-se em setembro com uma nova peça de teatro, intitulada ‘Que Bonito Serviço’. A mesma estaria em cena no Auditório dos Oceanos, do Casino de Lisboa, e seria produzida pela UAU.
Entretanto, começaram a surgir nas redes sociais reações à morte.
A SIC, canal onde o ator trabalhou em diversas ocasiões, endereçou as “sentidas condolências” a toda a “família, amigos e colegas”. Marcelo Rebelo de Sousa destacou que Luís Aleluia era “um homem bom e excelente comediante” e Cristina Ferreira optou por deixar um agradecimento.