fbpx
A cidade transbordou de água das chuvas

Luanda inundada pelas chuvas

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Seis mortos e mais de 5 mil casas cheias de água, 27 destruídas e 26.120 pessoas afectadas na capital angolana.

As últimas chuvas que caíram sobre a província angolana de Luanda provocaram seis mortos, cinco feridos, dois desaparecidos e a inundação de mais de 5.000 residências, anunciou o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros de Luanda.

De acordo com o porta-voz deste serviço, Faustino Minguês, as mortes foram registadas nos municípios de Belas (2), Talatona (2) e Viana (1).

Faustino Minguês disse que 5.197 habitações ficaram inundadas, 27 outras destruídas, afetando 5.294 famílias, que perfaz o total de 26.120 pessoas.

Os dados referentes às chuvas que caíram na quarta e quinta-feira sobre a capital angolana, Luanda, indicam também a queda de 32 árvores, a inundação de oito escolas, de três postos de saúde e a destruição de dois postos de eletricidade de média tensão.

“As atualizações continuarão a ser feitas porque até ao preciso momento estamos ainda no terreno a trabalhar e esses números poderão sofrer alteração em função do trabalho que ainda está a ser feito”, disse Faustino Minguês.

CHUVAS AUMENTARAM ESTE ANO

“Comparando com o mês de abril de 2022 as chuvas este ano aumentaram a frequência. Se olharmos para aquilo que é a ocorrência dessas intensidades, no ano passado ocorreram duas vezes em abril, mas para esta semana já vamos na quarta chuva que cai com a mesma intensidade”, disse à Lusa o coordenador do Departamento de Vigilância Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inamet) de Angola.

Gomes Muanza afirmou que o atual parâmetro de chuvas intensas que caem sobre Luanda já estava previsto no seu gráfico diário de atualizações.

Luanda, capital angolana com perto de 10 milhões de habitantes, espalhados por nove municípios, registou chuvas intensas, com casas inundadas, ruas intransitáveis, queda de árvores e instituições públicas e privadas submersas entre as consequências.

O cenário de chuvas torrenciais já se arrasta desde a semana passada, tendo provocado até ao momento, nove mortes confirmadas oficialmente, e o Inamet diz que estão previstas chuvas de intensidade moderada ou localmente fortes nas próximas 24 horas, em Luanda e em algumas províncias sobretudo da faixa litoral e do interior de Angola.

“A costa norte do país, de Cabinda até ao Cuanza Sul, são regiões mais abrangidas, bem como uma parte da província do Uíje e as previsões para amanhã também mostram chuvas com as mesmas intensidades para as próximas 24 horas”, disse Gomes Muanza.

As províncias do Uíje, Malanje e Cuanza Norte e uma parte da Lunda Norte devem também registar precipitação.

Gomes Muanza, engenheiro meteorológico, deu conta também que as chuvas que se registam em Luanda, muitas vezes acompanhadas de ventos fortes e trovoadas, são originadas por nuvens convectivas (carregadas de energia que depois provocam descargas na atmosfera).

 

Créditos Imagem:

@reprodução Redes Sociais

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.